Eu, Estudante

Enem 2025: Confira as regras e dicas para a prova neste domingo

Neste domingo (9/11) ocorrerá a aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Por Ian Vieira

No primeiro domingo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as 90 questões do exame serão voltadas para as áreas de linguagens e ciências humanas, além da redação. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, com encerramento do primeiro dia de avaliação às 19h. O candidato só poderá deixar a sala com o caderno de prova a partir das 18h30.

O QUE LEVAR?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) define o que o candidato deve levar no dia da prova:

  • Documento de identificação original com foto (documentos virtuais aceitos: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal

  • Caneta preta de tubo transparente

  • Lanches e bebidas em recipientes transparentes e sem rótulo

  • O cartão de confirmação não é obrigatório, mas é recomendado pelo Inep

  • É permitido a entrada com mochilas, mas os candidatos devem mantê-la fechada e abaixo da cadeira

ATENÇÃO

  • O aluno deve deixar quaisquer aparelhos eletrônicos desligados, dentro do envelope porta-objetos

  • É proibida a utilização de relógios, bonés, óculos de sol ou similares

  • É proibida a realização da prova com lápis ou lapiseira

DICAS PARA A REDAÇÃO

Para o texto dissertativo-argumentativo, a partir dos textos motivadores e do tema, os participantes terão, no máximo, 30 linhas para escrever sobre a situação-problema oferecida pela banca. O texto deve defender um ponto de vista e contar com repertórios e proposta de intervenção, além de seguir a norma-padrão da língua portuguesa. 

Divulgação/Bernoulli - Vinicius Figueiredo, coordenador pedagógico do Bernoulli

De acordo com o coordenador pedagógico do Bernoulli, Vinicius Figueiredo, modelos engessados e frases prontas tendem a ser penalizados. “Revelam falta de autoria e fragilidade argumentativa. O que o Enem valoriza não é a ‘frase bonita’, mas a capacidade de elaborar ideias com sentido, lógica e profundidade. O ideal não é decorar textos, e, sim, dominar a estrutura, treinar repertórios temáticos e praticar a escrita até que a organização do texto se torne natural”.

Os chamados repertórios “coringa” podem, na verdade, prejudicar a nota do participante. O Inep alertou recentemente, na Cartilha - Redação do Enem 2025, que esse tipo de referência, decorada, genérica e pouco relacionada ao tema, pode impactar negativamente a competência II da redação, que avalia o repertório sociocultural do texto.

COMO CONTROLAR O NERVOSISMO?

Divulgação/Hospital Alemão Oswaldo Cruz - Dra. Letícia Jacome, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Um dos maiores fatores de desempenho negativo é a ansiedade na hora de fazer a prova,  a médica Letícia Jacome, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, orienta os candidatos a cuidar da alimentação às vésperas e no dia da prova: “É preciso dar atenção especial à alimentação, priorizar a ingestão de frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, que garantem energia constante e auxiliam na concentração. Já alimentos muito gordurosos, processados ou ricos em açúcar devem ser evitados, pois causam sonolência e reduzem o foco.”

Além disso, a médica afirma que controle emocional é determinante para o bom desempenho. “O período pré-vestibular costuma vir acompanhado de altos níveis de ansiedade e nervosismo, por isso, pequenas mudanças na rotina podem fazer diferença”. “Técnicas de respiração, alongamentos, meditação e exercícios físicos leves são aliados poderosos para reduzir a tensão e melhorar o foco, inclusive, minutos antes do início dos testes”, explica a médica.

*Estagiário supervisionado por Ana Sá