Eleições

Eleições para a Reitoria da UnB começaram nesta terça-feira

Alunos, professores e técnicos administrativos podem votar no sistema virtual até as 22h desta quarta-feira (26)

Samara Schwingel
postado em 25/08/2020 17:08 / atualizado em 25/08/2020 17:10
 (crédito: Vinicius Cardoso Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Vinicius Cardoso Vieira/CB/D.A Press)

Desde às 6h desta terça-feira (25/8) está aberta a votação para a gestão 2020/2024 da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB). Mais de 50 mil pessoas estão habilitadas para votar. O resultado deve sair após o fim do pleito, às 22h desta quarta-feira (26/8). 

Em razão das medidas de segurança impostas pela pandemia da covid-19, a votação é realizada de forma totalmente on-line. Para participar é necessário ser professor do quadro permanente e ativo da Fundação Universidade de Brasília (FUB); estudante regularmente matriculado nos cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu e dos programas de residência, exceto aqueles com matrícula trancada no período da consulta; ou servidor técnico-administrativo do quadro permanente e ativo da fundação. 

Além disso, é preciso estar com os dados cadastrais atualizados e e-mail institucional ativo. O link para acesso à votação foi enviado aos endereços virtuais cadastrados. Após acessar a plataforma, basta seguir os passos indicados pelo sistema. Em caso de dúvidas, basta acessar o site da Consulta UnB e entrar em contato. 

Até a tarde desta terça-feira, a Comissão Organizadora da Consulta (COC), responsável por coordenar o processo para escolha do reitor e vice-reitor da instituição, não registrou nenhuma reclamação ou indício de mau funcionamento do sistema. Ainda não se sabe quantas votos foram computados, mas cerca de 95% das 53,6 mil pessoas que formam o corpo acadêmico estão habilitadas a participar. 

A votação tem caráter consultivo, ou seja, apenas indica a vontade da maioria, mas a decisão final fica à critério do Ministério da Educação (MEC). A nomeação para o Reitoria fica em cargo do presidente Jair Bolsonaro. A tradição é que a chapa mais votada seja escolhida, mas os órgãos federais podem optar por outro nome que não o indicado pela consulta. 

Chapas 

Concorrem ao pleito as chapas: 

  • Unifica UnB; seja plural, 81 (Virgílio Caixeta Arraes e Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa Reitora);
  • Tempo de florescer UnB, 83 (Maria Fátima de Sousa e Elmira Luzia Melo Soares Simeão); 
  • Somar, 86 (Márcia Abrahão Moura e Enrique Huelva Unternbaumen); 
  • UnB pode muito mais, 89 (Jaime Martins de Santana e Gilberto Lacerda dos Santos).

Segundo turno 

Caso nenhuma das chapas consiga maioria absoluta, haverá um segundo turno marcado para 8 e 9 de setembro. O MEC deve receber os nomes indicados em 17 de setembro. 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação