AVALIAÇÃO

Enade: 48% dos cursos particulares com fins lucrativos têm conceito insatisfatório

Apenas 1,4% dos cursos de particulares com fins lucrativos e 1,7% dos de instituições privadas sem fins lucrativos tiraram a nota máxima (conceito 5)

Humberto Rezende
Ana Lídia Araújo*
Mateus Salomão*
postado em 20/10/2020 09:30
 (crédito: Governo Federal / Reprodução)
(crédito: Governo Federal / Reprodução)

Alunos de instituições de ensino superior públicas se saíram melhor do que os das particulares no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes realizado no ano passado, o Enade 2019. Dos 512 cursos que obtiveram o conceito máximo, 417 são de instituições públicas e 95 do ensino particular. Os resultados da avaliação foram divulgados nesta terça-feira (20/10) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Nessa edição, foram avaliados 8.368 cursos de todo o Brasil. Fizeram a prova estudantes que estavam concluindo bacharelado nas áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins e cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais e militar e segurança. O desempenho dos estudantes na prova fez com que cada curso recebesse um conceito que vai de 1 a 5. Cursos não avaliados dessas áreas receberam a classificação "sem conceito".

Os dados do Enade 2019 mostram que 48% dos cursos de instituições privadas com fins lucrativos tiveram conceitos 1 ou 2, quando o desempenho dos estudantes concluintes é considerado insatisfatório. Entre os cursos de particulares sem fins lucrativos, esse índice é de 37,9%. Só 1,4% dos cursos de particulares com fins lucrativos e 1,7% de instituições sem fins lucrativos tiraram a nota máxima (conceito 5).

Na universidades públicas federais, 24,1% dos cursos avaliados tiveram conceito máximo e, entre as públicas estaduais, essa taxa foi de 16,7%. Nessas instituições, o índice de cursos com conceitos 1 e 2 foram, respectivamente, 5,4% e 11,3%. Em Brasília, resultados semelhantes foram observados. Dos 150 cursos avaliados no Distrito Federal, só 11 tiveram conceito máximo, todos eles de instituições públicas.

Gráfico mostra percentual de cursos que tiveram conceito de 1 a 5, segundo o tipo de instituição:

Desenvolvimento levado em conta

Também foram divulgados os números do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que leva em conta o desempenho do aluno no Enem unido à performance no Enade. Dessa forma, busca-se avaliar o desenvolvimento do estudante no decorrer do curso de graduação.

O índice também avalia com conceitos que vão de 1 a 5. Nessa avaliação, apenas 384 cursos conseguiram o conceito 5 e 1.334 fecharam a avaliação com 4. A maior parte das graduações se classificou com o conceito 3, somando 4.892. Abaixo, aparecem 1.062 com avaliação 2. No fim, aparecem 307 cursos com conceito 1, enquanto 389 ficaram ‘sem conceito’.

A maioria das instituições, tanto públicas quanto particulares, se classificou com nota 3. No entanto, assim como no Conceito Enade, o grupo de instituições que mais alcançou cursos com nota 5 no IDD é o das universidades públicas federais, com 6,2%. Em seguida, aparecem as particulares sem fins lucrativos com 4,7% avaliados com conceito 5 e as com fins lucrativos, com 4,5%. Por último, aparecem instituições públicas estaduais, com 3,9%, seguidas das públicas municipais com 3,8%.

O IDD de 2019 também apontou diferença significativa entre cursos a distância e presenciais com relação ao desenvolvimento do aluno de graduação. Os cursos feitos remotamente aparecem na frente quando analisada a porcentagem de alunos que receberam notas 1 e 2 ( 14,3% e 19,4%, respectivamente). No entanto, em relação à proporção de cursos com nota 3, 4 e 5, toma a dianteira o ensino presencial (61,5%, 16,7% e 4,8% respectivamente).

Baixe as tabelas com os resultados

É possível consultar as tabelas completas de todos os cursos avaliados, de todas as instituições. Para fazer o download (em formato Excel), basta clicar nos links abaixo:

Tabela com o conceito Enade de todos os cursos
Tabelas com o IDD de todos os cursos

O que é o Enade e o que ele mede

O Enade é um dos processos avaliativos que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e busca aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Cada área é avaliada a cada três anos.

Em 2019, fizeram a prova os alunos que concluíam o bacharelado em engenharia; arquitetura e urbanismo; ciências agrárias; ciências da saúde e áreas afins, além daqueles de cursos superiores de tecnologia das áreas de ambiente e sáude; produção alimentícia; recursos naturais; militar e segurança. Essas áreas voltarão a ser avaliadas em 2022.

A prova do Enade é composta de 40 questões, sendo 10 de formação geral (que aferem aspectos da formação profissional) e 30 de componente específico (com perguntas específicas sobre o curso no qual o aluno está se formando). Esse teste permite que o MEC produza dois indicadores de qualidade: o conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).

O conceito Enade é calculado a partir do desempenho dos alunos na prova. Já o IDD leva em conta também o desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para medir o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes.

Cursos avaliados no Enade 2019:

Bacharelado

  • Agronomia
  • Arquitetura e urbanismo
  • Biomedicina
  • Educação física
  • Enfermagem
  • Engenharia ambiental
  • Engenharia civil
  • Engenharia de alimentos
  • Engenharia de computação
  • Engenharia de controle e automação
  • Engenharia de produção
  • Engenharia elétrica
  • Engenharia florestal
  • Engenharia mecânica
  • Engenharia química
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Medicina
  • Medicina veterinária

Superiores de tecnologia

  • Tecnologia em agronegócio
  • Tecnologia em estética e cosmética
  • Tecnologia em gestão ambiental
  • Tecnologia em gestão hospitalar
  • Tecnologia em radiologia
  • Tecnologia em segurança do trabalho

* Estagiários sob supervisão de Ana Sá

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