ENADE

Curso de Engenharia da Computação do Iesb obtém conceito máximo no IDD

Índice de Diferença de Desempenho (IDD) leva em conta o resultado que o aluno obteve no Enem, ao entrar no ensino superior, e o resultado no Enade

Renata Rios
postado em 21/10/2020 17:42
 (crédito: Iesb/Reprodução)
(crédito: Iesb/Reprodução)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na terça-feira (20/10), os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019. A avaliação é um instrumento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Os cursos avaliados somam mais de 8.300, e as notas variam entre 1 e 5.

Entre os resultados apresentados, está o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que leva em conta o resultado que o aluno obteve no Enem, ao entrar no ensino superior, e o resultado na avaliação. Um dos cursos na capital que teve destaque no exame foi o de engenharia da computação oferecido pelo Iesb. Com nota máxima no IDD, a pró-reitora de Graduação e Extensão do Iesb, Regina Maria Tombini, comemora o resultado e reforça a importância dele para alunos e instituição.

“Quando os nossos currículos estão atualizados com as competências e as diretrizes que o Enade propõem, os nossos alunos passam a obter um desempenho melhor. E eles também qualificam o curso”, pontua a pró-reitora, que coloca a situação como uma via de mão dupla, que beneficia o aluno, agregando valor ao diploma, e a instituição, que se consagra com um ensino de qualidade.

Regina aponta ainda que o IDD é um resultado especialmente bom: “Todos os nossos alunos que estão entrando no Iesb pelo Enem, ou que têm um Enem considerável, estão saindo melhores que entrando. Ou seja, o Iesb está desenvolvendo todas as competências e habilidades específicas para que o aluno se estabeleça no mercado de trabalho de uma forma de qualidade e excelência”.

Sobre o curso, a pró-reitora destaca que ele é extremamente específico e tem muita programação e cálculo. “Com esse resultado, a chance de nós termos um curso considerado o melhor da região Centro-Oeste é muito grande”, afirma. “Em outros cursos, também tivemos resultados muito bem colocados em relação ao Enade. Na engenharia elétrica estamos logo depois da UnB, então é uma nota muito boa. E outros cursos, como estética e cosmética, tiveram uma das melhores notas do Distrito Federal”, comemora.

Outro ponto que a especialista aponta é que o Enade acaba servindo de guia para instituições que buscam qualidade. “O Enade faz parte de uma política do Iesb de qualidade”, reforça.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação