A Fundação Estudar, rede que apoia, desenvolve e inspira jovens brasileiros, está com as inscrições abertas para o Prep Estudar Fora, iniciativa gratuita com o objetivo de preparar estudantes de escolas públicas e particulares para os processos de seleção de universidades norte-americanas. Interessados em receber a mentoria individualizada com especialistas nos processos, apoio financeiro, preparação para testes e auxílio com a documentação de candidatura, têm até 16 de dezembro para se inscrever pelo site do programa.
Durante o preparatório, os "padrinhos" e "madrinhas" da Fundação Estudar ajudam os candidatos em etapas como os textos de apresentação para as universidades, além das entrevistas de admissão.
Para fazer parte do preparatório, o candidato precisa estar no 2° ou 3° ano do ensino médio no momento da inscrição. É necessário ter alto desempenho acadêmico, um histórico relevante de participação em atividades extracurriculares e demonstrar domínio do inglês.
Segundo uma pesquisa feita pela Fundação Estudar, o ingresso em universidades de ponta dos Estados Unidos está cada vez mais competitivo para os estudantes brasileiros. O levantamento também apontou uma queda de 14% no número de candidatos aprovados, entre 2017 e 2019, nas 40 instituições de ensino superior analisadas. Por outro lado, do total destes jovens que conseguiram aprovação para uma graduação no país nos últimos anos, 15,5% deles fizeram o Prep Estudar Fora. Até o momento, o programa contabiliza mais de 950 aprovações em universidades norte-americanas como Harvard, Instituto de Tecnologia da Califórnia, Stanford, Columbia e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Etapas
O processo seletivo do Prep Estudar Fora é composto por três etapas eliminatórias, ambas feitas virtualmente. Formulário on-line, teste de lógica, inglês e perfil, vídeo de apresentação e redação são as parte da primeira fase. Caso o candidato seja selecionado para a próxima etapa, passará por uma entrevista em inglês e um painel.
Para tirar dúvidas ou obter mais informações, acesse o site do preparatório ou acompanhe as mídias sociais do Estudar Fora.