CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Ensino superior: número de professores doutores cresce 6,4% em um ano

A quantidade de docentes que tem até especialização ou mestrado caiu entre 2018 e 2019. Informações são do Censo da Educação Superior do Inep

Ana Paula Lisboa
Mateus Salomão*
postado em 23/10/2020 09:30 / atualizado em 23/10/2020 12:27
 Número de doutores segue crescendo nas universidades de todo o país -  (crédito: Roberto Fleury / Secom UnB)
Número de doutores segue crescendo nas universidades de todo o país - (crédito: Roberto Fleury / Secom UnB)

As instituições de ensino superior do país, de todos os tipos, concentram um total de 386 mil professores e 379 mil funcionários técnico-administrativo. Nas instituições públicas, o perfil médio do docente é formado por doutores de 38 anos com dedicação integral. Nas particulares, a maior mudança é no grau de educação: o perfil médio de professores é formado por mestres de 39 anos trabalhando em período parcial.

 
As informações são do Censo da Educação Superior de 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na manhã desta sexta-feira (23/10). O levantamento demonstrou que o número de alunos no ensino superior só cresceu impulsionado pelas matrículas na modalidade a distância. 


A quantidade de professores com titulação de doutor nas instituições de ensino superior segue em crescimento. No apanhado geral, que reúne os números da rede pública e particular, o número de doutores que lecionam na educação superior teve incremento de aproximadamente 6,4% de 2018 para 2019. Enquanto isso, o número de docentes que tem até a especialização ou mestrado apresentou queda no mesmo período.

Participação Percentual de Docentes na Educação Superior, por Categoria Administrativa, segundo o Grau de Formação –2009-2019
Participação Percentual de Docentes na Educação Superior, por Categoria Administrativa, segundo o Grau de Formação –2009-2019 (foto: Inep/Divulgação)

Os dados apontam uma tendência de crescimento do número de doutores entre os professores em exercício no país pelos últimos 10 anos. Em 2009, eram 89.850 doutores, o que representava aproximadamente 26,4% do total. Já em 2019, o número chegou a 177.017, o que equivale a aproximadamente 45,9%. Tédney Moreira, professor do curso de direito do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) , é exemplo da busca dos professores por aperfeiçoamento. Ele começou a lecionar na instituição em 2015, quando tinha duas graduações e um título de mestre. No decorrer do curso, viu necessidade de ampliar a formação.

O docente Tédney Moreira considera que se especializar ainda mais pode contribuir para a formação dos alunos
O docente Tédney Moreira considera que se especializar ainda mais pode contribuir para a formação dos alunos (foto: Arquivo pessoal)

“Para fazer pesquisa, eu precisava mais do que o título de mestre, porque, em geral, os editais de pesquisa e criação de grupos de pesquisa demandam a titulação de doutor”, pondera. Em 2019, Moreira passou no processo seletivo para doutorado na Universidade de Brasília , o qual cursa atualmente. “É definitivo para a qualidade das aulas que eu tenha mais formação. Nesse três meses assistindo aula, tenho notado a importância de estar nesses espaços acadêmicos para não engessar o pensamento.”

Mais doutores estão nas universidades


Segundo o levantamento do Inep , os números de docentes com doutorado não estão alocados de maneira uniforme entre os diferentes tipos de organização acadêmica. A maior concentração está em universidades, com um corpo em que 125.405 doutores. Em seguida, aparecem as faculdades, com 25.110. Com menor número, os institutos federais e centros federais de educação tecnológica figuram com 10.735 e os centros universitários com 15.767 professores doutores.

A distribuição também não é equânime entre graus acadêmicos. Com 59,9%, os cursos de licenciatura são os que recebem maior quantitativo de professores doutores em seus quadros. Em cursos de bacharelado, essa porcentagem cai para 55,1%. E em tecnológicos é ainda menor, pois está em 31,9%. Em cursos presenciais, mais da metade (54,2%) do corpo docente tem a titulação de doutor, enquanto, na educação a distância, a maior fatia é de professores com mestrado.

Confira os principais resultados do Censo da Educação Superior do Inep:

 

Transmisssão da coletiva de imprensa

Apresentação | Censo da Educação Superior 2019

Microdados | Censo da Educação Superior 2019

Notas Estatísticas | Censo da Educação Superior 2019

Sinopse Estatística | Censo da Educação Superior 2019

Tabelas de Divulgação | Censo da Educação Superior 2019

Indicadores de Fluxo da Educação Superior

Press kit | Censo da Educação Superior 2019


*Estagiário sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

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