Agropecuária

Faculdade CNA está com as inscrições abertas para cursos a distância

Graduações são focadas na agropecuária, e candidatos devem escolher um dos polos da instituição. Alunos podem se inscrever até 24 de fevereiro de 2021

Isabela Oliveira*
postado em 06/11/2020 15:54
Faculdade CNA abre inscrições para graduação na modalidade EAD -  (crédito: Wenderson Araujo/Trilux)
Faculdade CNA abre inscrições para graduação na modalidade EAD - (crédito: Wenderson Araujo/Trilux)

A Faculdade CNA, que faz parte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, abre as inscrições para seleção de graduação com foco no setor agropecuário. As oportunidades são cursos na modalidade de educação a distância (EAD) em gestão do agronegócio (três anos), gestão ambiental, gestão de recursos humanos e gestão de processos gerenciais, com dois anos de duração.

As inscrições podem ser feitas até 24 de fevereiro de 2021 e contemplam três formas de ingresso. Graduados participam de uma seleção por meio de análise documental. Os demais candidatos podem utilizar o resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) – com nota igual ou superior a 250 pontos – ou optar pelo vestibular on-line composto por uma prova de redação.

Para o primeiro semestre de 2021, a instituição abriu novos polos de ensino. Agora, são 40 distribuídos pelos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins e o Distrito Federal.

Embora as graduações sejam a distância, os candidatos devem escolher um dos polos ao efetuarem a inscrição.

Mais procura pelo EAD


Segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a procura por cursos a distância entre abril e setembro de 2020 cresceu 275%. A escolha dos alunos, principalmente durante a pandemia, se deve à vontade de continuar estudando e a flexibilidade que a modalidade oferece.

A estudante do 3º semestre de gestão do agronegócio Marina Neves, 27 anos, optou pelo EAD pela praticidade e não precisar sair de casa, pois mora em Belo Horizonte. Mas a decisão de se graduar no setor do agronegócio surgiu como desafio de dar continuidade aos negócios da família. O pai é produtor rural há 42 anos.

 

Marina Neves se inscreveu no curso  de gestão do agronegócio para dar continuidade aos negócios da família
Marina Neves se inscreveu no curso de gestão do agronegócio para dar continuidade aos negócios da família (foto: Arquivo pessoal)

Durante a pandemia, o que mudou para ela foram só as provas on-line. Antes os exames finais eram feitos presencialmente no polo de escolha dos estudantes. No caso dela, em Brasília. Porém, o principal desafio durante esse período é a gestão do tempo.

“Conciliar estudos com um processo de sucessão familiar é ainda mais desafiador, pois ambos demandam muita dedicação, determinação e comprometimento, principalmente quando são escolhas novas na nossa vida”, afirma a estudante que também é mestre em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Janaína Miranda, 41, também está na segunda graduação e é estudante do primeiro semestre de gestão do agronegócio. Ela mora em Brasília, atualmente, mas veio de João Pessoa há dois anos. A escolha de um curso a distância se deu em decorrência do isolamento social.

Para a turismóloga, estudar pela internet exige muita vontade em aprender, mas que o site da faculdade auxilia nesse processo: é intuitivo e traz temas atuais. "Tem sido muito enriquecedor a realização desta segunda graduação, uma vez que as matérias complementam os trabalhos recentes com os quais executo", conta. “As aulas em EAD não são fáceis e requerem disciplina e vontade de fazer."

 Janaína Miranda é natural de João Pessoa e está fazendo a segunda graduação
Janaína Miranda é natural de João Pessoa e está fazendo a segunda graduação (foto: Arquivo pessoal)

Fortalecimento do agronegócio

Para ambas as estudantes, o objetivo é contribuir para o crescimento do agronegócio do Brasil. Marina quer investir em tecnologias e inovações para o aproveitamento sustentável da terra e bem-estar dos animais, além de aperfeiçoar o trabalho desempenhado pelo pai.

Janaína Miranda é secretária executiva da presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE/DF). A partir da instituição, ela conheceu os cursos da Faculdade CNA e está se capacitando para melhorar a carreira e conhecer melhor o segmento no qual ela trabalha todas os dias. “Meus planos são aprender com o curso tudo o que a faculdade puder me proporcionar e levar adiante, colocar a mão na massa”, ressalta.


Conheça a faculdade

Para mais informações sobre a faculdade e o edital, acesse o site. Os cursos funcionam com aulas virtuais, exercícios avaliativos e livros virtuais, sendo que a instituição fornece todo material didático. A mensalidade custa R$ 179. 

*Estagiária sob supervisão da editora Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação