REVALIDA

Revalida será aplicado, neste domingo (6), em 13 capitais

Inscritos deverão chegar aos locais de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência e utilizar máscara cobrindo o nariz e a boca durante todo tempo

EuEstudante
postado em 04/12/2020 17:18 / atualizado em 04/12/2020 17:26
O Revalida é aplicado pelo Inep desde 2011 -  (crédito: Christopher Boswell / Unsplash)
O Revalida é aplicado pelo Inep desde 2011 - (crédito: Christopher Boswell / Unsplash)

A primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas de Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) será aplicada neste domingo (6). Os participantes deverão apresentar documento de identificação válido, como previsto no edital, levar caneta de tinta preta fabricada em material transparente e usar, durante todo o tempo, máscara de proteção cobrindo o nariz e a boca. O local de prova pode ser conferido na página do participante.


A prova será aplicada em 13 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Dentre as 16.452 inscrições, 15.498 foram confirmadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pelo exame desde 2011.

 

Orientações que deverão ser seguidas


Os candidatos deverão comparecer ao local de provas para procedimento de identificação até as 7h, pela manhã, e às 14h30, pela tarde (horário de Brasília). O distanciamento entre as pessoas deverá ser sempre respeitado. Caso o participante necessite comprovar sua presença no exame, ele deverá apresentar ao aplicador, no momento da identificação, a declaração de comparecimento impressa.


Será eliminado do Revalida 2020 quem prestar declaração falsa ou inexata. Perturbar a ordem do local de aplicação do exame também é um dos motivos de eliminação. De acordo com o edital, também é proibido estabelecer qualquer tipo de comunicação interna ou externa ou receber informações sobre o conteúdo das provas. Não é permitido registrar ou divulgar a realização do exame ou qualquer material utilizado na prova.

 

Antes de entrar na sala de provas, os participantes deverão guardar seus pertences em um envelope. Aparelhos e dispositivos eletrônicos, como celular, tablet, gravadores, relógios inteligentes, entre outros, deverão ser guardados com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados. O envelope porta-objetos deverá ser lacrado e identificado, desde o ingresso até a saída definitiva da sala. Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do exame. A revista eletrônica, a qualquer momento no local de provas, deverá ser permitida pelo participante, caso seja necessária.

 

A ausência do local de provas só será permitida para ida ao banheiro, acompanhada por um fiscal. Os participantes não poderão iniciar os testes antes das 8h, pela manhã, e antes das 15h30, pela tarde. O início do exame será autorizado pelo aplicador e só será permitido deixar o local de provas após uma hora do início da aplicação do exame.

 O cartão-resposta ou o caderno de respostas não serão substituídos em caso de procedimento indevido. É importante lembrar que não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas ou para o preenchimento dos cartões. Ao terminar as provas, o participante deverá entregar o cartão-resposta e o caderno de respostas ao aplicador. O inscrito poderá levar o caderno de questões desde que deixe a sala em definitivo, nos últimos 30 minutos das provas.

A ingestão de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas dentro das salas de prova também não é permitida. Os participantes deverão cumprir as determinações do edital e do aplicador de sala sob pena de serem eliminados do exame. Vale ressaltar que, devido à pandemia de covid-19, recomenda-se que o participante leve recipiente com água e que, antes da abertura dos portões e da identificação, mantenha o distanciamento entre os demais inscritos.


Confira o cronograma


Prova 1ª fase: 6 de dezembro
Divulgação dos gabaritos: 8 de dezembro
Recurso dos gabaritos: 8 a 14 de dezembro
Resultado da prova: 8 de fevereiro


Como será a segunda etapa?


Poderão participar da segunda fase do Revalida os candidatos que forem aprovados na primeira etapa. No exame prático, os candidatos precisam realizar diagnósticos, analisando queixas de atores com diversos sintomas simulados. Quem reprovar no teste prático poderá se reinscrever nas próximas duas edições consecutivas do exame sem ser necessário realizar novamente a parte teórica.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação