biblioteca on-line

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações completa 18 anos

Desde 2002, a plataforma virtual abriga mais de 600 mil trabalhos acadêmicos que estão disponíveis gratuitamente ao público

Vitória Silva*
postado em 10/12/2020 17:46 / atualizado em 10/12/2020 17:56
 (crédito: freestocks/Unsplash)
(crédito: freestocks/Unsplash)

Mais de 600 mil teses e dissertações estão disponíveis gratuitamente para o público na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que está no ar desde 2002. A BDTD reúne as teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. Ao todo, são mais de 120 instituições, públicas e particulares, participantes da plataforma, de todas as regiões do Brasil.


Bianca Amaro, coordenadora da biblioteca, explica que a plataforma tem por objetivo principal reunir as teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa, além das teses defendidas por brasileiros no exterior, para qualquer usuário.


A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) integra, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos.


Para o futuro, Bianca afirma que a coordenação está com com linhas de ação em curso para o aperfeiçoamento e ampliação, interna e externa, da Biblioteca. Além de executar campanhas para integrar mais instituições à BDTD.


A atualização do Padrão Brasileiro para a Descrição de Teses e Dissertações (MTD-BR), que é a forma como as informações sobre as teses e dissertações devem ser descritas no sistema; a atualização de todo o sistema de coleta, tratamento e análise também são planos para a melhoria da biblioteca, segundo Bianca Amaro.

Bianca Amaro, coordenadora da BDTD
Bianca Amaro, coordenadora da BDTD (foto: Arquivo pessoal)


A BDTD contribui para o aumento de conteúdos de teses e dissertações brasileiras na internet, dando maior visibilidade da produção científica nacional. Além disso, a BDTD também proporciona maior visibilidade e governança do investimento aplicado em programas de pós-graduação.


A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações segue os preceitos da Iniciativa de Arquivos Abertos (OAI), adotando o modelo baseado em padrões de interoperabilidade. Assim, as instituições de ensino e pesquisa atuam como provedoras de dados e o Ibict opera como agregador: coleta os metadados das teses e dissertações dos provedores (instituições), fornece serviços de informação sobre esses metadados e os expõem para coleta para outros provedores de serviços. Para conhecer a BDTD, acesse o link.


Webinar de comemoração


Para comemorar os 18 anos da BDTD, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), promoveu na manhã nesta quinta-feira (10/12), um webinar especial para os gestores das instituições de ensino e pesquisa participantes da BDTD. O evento foi transmitido no canal do Ibict.

Webinar de comemoração aos 18 anos da BDTD. Ao lideiro da tela, Bianca Amaro, ao lado dela, Tainá Batista, que trabalha no Ibict; abaixo, a diretora do Ibict, Cecília Leite
Webinar de comemoração aos 18 anos da BDTD. Ao lideiro da tela, Bianca Amaro, ao lado dela, Tainá Batista, que trabalha no Ibict; abaixo, a diretora do Ibict, Cecília Leite (foto: Ibict/Reprodução)


Entre os participantes do evento estavam as referências no meio acadêmico e científico, como Luc Quoniam, David Reymond, Lillian Alvares e Ana Pavani. A abertura do webinar foi conduzida por membros do Ibict: Cecilia Leite Oliveira, diretora; Bianca Amaro, coordenadora-geral de pesquisa e manutenção de produtos consolidados; Washington, segundo coordenador de tratamento, análise e disseminação da informação científica; e Ma. Tainá Batista de Assis, pesquisadora.

 *Estagiária sob supervisão da editora Ana Sá

  • Webinar de comemoração aos 18 anos da BDTD. À direita da tela, Bianca Amaro; ao lado dela, Tainá Batista, que trabalha no Ibict; abaixo, a diretora do Ibict, Cecília Leite
    Webinar de comemoração aos 18 anos da BDTD. À direita da tela, Bianca Amaro; ao lado dela, Tainá Batista, que trabalha no Ibict; abaixo, a diretora do Ibict, Cecília Leite Foto: Ibict/Reprodução
  • Bianca Amaro, coordenadora da BDTD
    Bianca Amaro, coordenadora da BDTD Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação