FUVEST

Curso Poliedro dá dicas para vestibular da Universidade de São Paulo

São orientações para fazer a redação e de como se preparar para o exame. As provas serão aplicadas em janeiro e em fevereiro de 2021

EuEstudante
postado em 16/12/2020 11:51
Vista da Praça do Relógio e do prédio da reitoria na cidade universitária -  (crédito: Marcos Santos / USP Imagens  )
Vista da Praça do Relógio e do prédio da reitoria na cidade universitária - (crédito: Marcos Santos / USP Imagens )

A primeira fase do vestibular da Universidade de São Paulo (Fuvest) será aplicada em 10 de janeiro e a segunda etapa está marcada para 21 e 22 de fevereiro. Para auxiliar os estudantes que vão prestar Fuvest, o Curso Poliedro preparou algumas orientações, confira.


Busque o equilíbrio emocional

Conversar com os amigos e com profissionais de orientação educacional pode ajudar bastante, assim como praticar atividades físicas. Organize sua agenda incluindo alguma delas de forma regular. Também é importante não abrir mão dos momentos de descontração! Reserve um tempo para as pessoas de quem gosta e busque programações que proporcionem bem-estar.


Não se compare com outros estudantes

Cada um deve fazer a sua parte, respeitando o próprio ritmo e entendendo que o processo não é perfeito. É importante ter o hábito de estudar todo dia, com organização e empenho, mas não criar expectativas e metas como, por exemplo, querer fazer todas as tarefas ou tirar uma determinada nota no simulado.


Preserve seu corpo na véspera da prova


Procure não fazer atividades que exijam muito do corpo ou que apresentem algum risco de contaminação por covid-19. Busque ingerir alimentos leves, beba bastante água e tenha uma boa noite de sono. Procure manter uma postura otimista! Pensar positivo pode reduzir a ansiedade e proporcionar um melhor desempenho.


Não mude a rotina


No último mês de preparação, não é indicado que o aluno altere radicalmente sua rotina. Abrir mão dos estudos ou investir esforços muito maiores pode impactar no desempenho do estudante, seja pelo esquecimento do conteúdo ou pelo cansaço. O ideal é manter o ritmo empenhado ao longo do ano e aproveitar os dias para a revisão. Assim, pode entender possíveis pontos de defasagem e as habilidades conquistadas ao longo do período.


Esteja preparado para a Redação

A redação da Fuvest é considerada difícil. A avaliação tem grande peso, equivalente a 40% da nota final do candidato. A grade de correção é rigorosa e poucos alunos alcançam a pontuação máxima. O texto, em formato dissertativo-argumentativo, requer a defesa de um lado. Não fique em cima do muro, pois isso pode levar à anulação do texto.

A correção é feita em três tópicos: adequação ao tema e desenvolvimento argumentativo; estrutura, coesão e coerência; estruturação sintática e tipo de linguagem utilizada no texto; aspectos gramaticais também são avaliados rigorosamente.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação