Reconhecimento

Ex-alunos do Ceub são premiados por projeto que une informática e veterinária

Cinco egressos do curso de ciências da computação venceram prêmio com o projeto FacilitaVet, que visa simplificar os atendimentos clínicos veterinários

Mateus Salomão*
postado em 28/12/2020 14:45 / atualizado em 28/12/2020 20:24
 (crédito: Ilya Pavlov / Unsplash / Reprodução)
(crédito: Ilya Pavlov / Unsplash / Reprodução)

Cinco ex-alunos de ciências da computação do Centro Universitário de Brasília (Ceub) venceram o prêmio Talento Acadêmico 2020 com projeto que alia a informática à veterinária. Luiz Oliveira Montedônio, Pedro Henrique Medeiros, Otávio Henrique Curado, Arthur Eduardo Delmondes, todos com 21 anos, e Luiz Henrique Bernardes, 22, conquistaram o primeiro lugar com o aplicativo FacilitaVet.


O Prêmio Talento Acadêmico 2020 é uma realização da regional do DF da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assepro-DF) e do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal (Sindesei-DF).


O prêmio busca identificar, reconhecer e divulgar projetos científicos na área de tecnologia da informação. Na fase final, concorriam cinco projetos de alunos do Ceub. Os estudantes venceram com o aplicativo FacilitaVet, um trabalho de conclusão de curso que busca simplificar os atendimentos clínicos veterinários feitos a animais em universidades.


O aluno egresso do curso de ciências da computação Pedro Henrique Medeiros conta que a inspiração para o projeto surgiu por uma sugestão do professor de medicina veterinária Bruno Alvarenga.


Pedro Henrique Medeiros, aluno egresso do curso de ciências da computação
Pedro Henrique Medeiros, aluno egresso do curso de ciências da computação (foto: Arquivo Pessoal)


“Essa ideia consistia em criar uma plataforma com diversas ferramentas que pudessem ajudar os alunos de veterinária com os cálculos que devem ser feitos ao tratar um paciente”, ressalta. Pedro considera que o diferencial do projeto foi a ideia original. “O projeto tem uma aplicação real e um grande potencial de utilidade”.

 

O aplicativo aposta em diminuir ocorrência de erros na profissão

“O intuito é que a solução seja utilizada por alunos do curso e profissionais da medicina veterinária durante consultas médicas para auxiliar no atendimento e contribuir para o aprendizado do aluno, assim diminuindo a ocorrência de erros por cálculos ou falta de experiência”, completa Luiz Oliveira Montedônio.


Luiz Oliveira Montedônio, aluno egresso do curso de ciências da computação
Luiz Oliveira Montedônio, aluno egresso do curso de ciências da computação (foto: Arquivo Pessoal)


Ele destaca que essa foi a primeira premiação que teve na carreira e isso, com certeza, dará credibilidade ao trabalho como desenvolvedor de software. Luiz acrescenta que o aplicativo estará disponível para ser baixado na Google Play e Apple Store ainda no primeiro semestre de 2021.


Divisão de tarefas conforme familiaridade foi crucial

No desenvolvimento, cada integrante da equipe pôde trabalhar nas áreas que tinha mais familiaridade. “Todo mundo já se conhecia há muito tempo e trabalhava muito bem junto, assim sabíamos os pontos fortes de cada integrante do grupo”, ressaltou Luiz Henrique Bernardes.


Luiz Henrique Bernardes, aluno egresso do curso de ciências da computação
Luiz Henrique Bernardes, aluno egresso do curso de ciências da computação (foto: Arquivo Pessoal)


O ex-aluno Otávio Henrique Curado considera que hoje em dia não existem tantas soluções tecnológicas como a deles na veterinária. Mas conta que o desenvolvimento do projeto teve algumas dificuldades: “Acho que a principal foi ter que entender algumas coisas relacionadas à veterinária, coisas que não são do nosso ramo, que é tecnologia”.


Arthur Eduardo Delmondes lembra que o time sempre foi bem unido. Além disso, o professor orientador e o coordenador do curso de veterinária souberam guiá-los em busca de um trabalho de qualidade. “Trabalhar em uma área diferente, como a veterinária, trouxe algumas dificuldades por não ser nossa área de formação, mas, sempre que tínhamos dúvidas, o professor Bruno estava pronto para solucioná-las”, ressalta.

Arthur Eduardo Delmondes, aluno egresso do curso de ciências da computação
Arthur Eduardo Delmondes, aluno egresso do curso de ciências da computação (foto: Arquivo Pessoal)

FacilitaVet nas universidades do país


André Roriz, professor responsável pelo projeto, conta que o FacilitaVet, foi iniciado no primeiro semestre de 2020 e entregue em dezembro do mesmo ano. “Hoje, podemos dizer que a plataforma FacilitaVet é uma ferramenta muito útil para os atendimentos clínicos veterinários e em breve poderá ser usada em todas as universidades do Brasil”, observa.


André Roriz, professor responsável pelo projeto
André Roriz, professor responsável pelo projeto (foto: Arquivo Pessoal)

 

O professor destaca que esse tipo de atividade entre os alunos pode ajudá-los no desenvolvimento profissional. “Considero imprescindível fomentar a experiência de aproximar o meio acadêmico do mercado de trabalho”, ressalta. Ele pontua que o projeto FacilitaVet vai ser mantido e continuado pelos alunos e professores do Uniceub.


*Estagiário sob a supervisão da editora Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação