Certificado digital

Instituições federais de ensino deverão emitir diploma digital

Universidades e institutos têm até o fim de 2021 para adotar a emissão de certificados digitais. A medida permite o armazenamento do documento eletronicamente

EuEstudante
postado em 30/12/2020 15:39 / atualizado em 30/12/2020 15:41
O anúncio do prazo para implantação da emissão de certificados digitais foi feito pelo ministro da educação, Milton Ribeiro -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
O anúncio do prazo para implantação da emissão de certificados digitais foi feito pelo ministro da educação, Milton Ribeiro - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

As 69 universidades federais e as 41 instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica terão até dezembro de 2021 para passar a emitir diplomas digitais. O prazo foi anunciado pelo ministro da educação, Milton Ribeiro. 

O certificado digital permite a redução da burocracia no processo de geração e emissão do diploma. O tempo e o valor do serviço também diminuem com esse processo de modernização. O documento poderá ser emitido e armazenado de maneira totalmente eletrônica.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o diploma digital também oferece maior autenticidade, o que ajuda a impedir fraudes e falsificações.

Algumas instituições de ensino já emitem certificados nesse formato. As primeiras a implantarem a emissão do diploma digital, segundo o ministro, foram a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação