ciência

Editora UnB lança 18 livros com o selo Pesquisa, Inovação e Ousadia

As obras estão disponíveis gratuitamente para download no Portal de Livros Digitais da UnB. O evento de lançamento foi realizado de maneira virtual.

Isabella Almeida*
postado em 30/12/2020 16:48 / atualizado em 30/12/2020 16:51
 (crédito: UNB TV/Youtube/Reprodução)
(crédito: UNB TV/Youtube/Reprodução)

A Editora UnB lançou recentemente 18 novos livros. As obras são produtos de pesquisa de professores e membros da comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB).

Cláudia Amorim, decana de Pesquisa e Inovação da UnB, afirmou durante a cerimônia virtual de lançamento das obras, que é fundamental divulgar pesquisas da universidade. Isso contribui, inclusive, para aumentar a quantidade de estudos desenvolvidos na instituição. Ela destacou que quanto maior a difusão das obras, mais parcerias são fechadas.

“Houve um expressivo aumento dos grupos de pesquisa registrados no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), passou de 400, em 2019, para 600, em 2020. É um resultado que dá visibilidade e estrutura melhores à nossa pesquisa.”

A reitora Márcia Abrahão agradeceu a todos os envolvidos na Série Pesquisa, Inovação e ousadia. Ela fez questão de ressaltar o empenho para ampliar a excelência da universidade. “Na nossa gestão sempre trabalhamos em equipe, entre os decanatos, seja com a biblioteca, seja com a editora, isso é uma forma de termos resultados melhores.”


Conheça melhor as obras


A literatura movente de Chimamanda Adichie

O livro de Cláudio Roberto Vieira Braga, professor associado de literatura de língua inglesa, é uma análise das obras da escritora Chimamanda Adichie. Cláudio contou que o resultado final é fruto de 12 anos de pesquisa a respeito da autora nigeriana.

O desenvolvimento foi realizado à luz de três conceitos estudados por ele: pós-colonialidade, descolonização cultural e diáspora. “Adoro o nome do nosso selo, porque pesquisar no nosso país não deixa de ser uma ousadia, especialmente se a gente vai na contramão dos poderes hegemônicos”, disse.


O negro no mundo dos ricos

A obra de Emerson Ferreira Rocha carrega estudos acerca da desigualdade racial na distribuição de renda. Os capítulos abordam motivos pelos quais negros estão pouco representados no topo e traz respostas sobre a discriminação e o racismo no país.

“O peso específico do racismo fica mais no topo da distribuição de renda, pois é ali que a presença do negro contraria esse princípio da acomodação das relações sociais”, explica Emerson, professor de sociologia.


Desenvolvimento democrático em tempos incertos

Esse estudo, desenvolvido por Fernanda Natasha Bravo Cruz, foi realizado durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A professora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (Face-UnB) destacou que foram mais de 70 entrevistas realizadas e transcritas, com a ajuda dos alunos de gestão de políticas públicas.

Fernanda chamou a atenção para a importância de as obras serem disponibilizadas de forma gratuita e fez um pedido aos colegas: "Que a gente siga se cuidando com fôlego em defesa da universidade pública, da ciência e da democracia”.


Simulação, ambiente e energia no espaço construído

O livro escrito e organizado por Caio Frederico e Silva e Gustavo de Luna Sales traz conhecimentos que devem ser utilizados para impactar positivamente a saúde humana, inclusive no combate ao novo coronavírus.

O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB) Gustavo Sales discorreu sobre a relevância da divulgação de trabalhos científicos. “É importante para nós, pesquisadores que temos o desejo intenso de pesquisar, publicar e tornar todo nosso conhecimento disponível da forma mais ampla possível.”


O que avançou na regularização fundiária permanente

A obra de Maria do Carmo de Lima Bezerra e Tatiana Mamede Salum Chaer é a consolidação material de um grande estudo desenvolvido durante 15 anos a respeito da regularização fundiária.

A professora doutora da FAU-UnB afirmou que, ao criar o questionamento “o que avançou na regularização fundiária permanente?”, buscava-se identificar o que era um desafio a ser superado e o que poderia ser considerado um consenso em termos de solução. “Nesta linha, o livro explora a base conceitual sobre a regularização, os marcos legais, as metodologias que têm sido desenvolvidas para enfrentar esse desafio.”


Criatividade em matemática

O livro, desenvolvido por Alexandre Tolentino de Carvalho, Cleyton Hércules Gontijo, Mateus Gianni Fonseca e Mateus Pinheiro de Farias, visa explorar o estímulo da criatividade no ensino de matemática. O professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Mateus Pinheiro discorreu sobre a importância do tema abordado na obra. “Falar de criatividade em matemática é criar situações, criar condições para a emergência da produtividade criativa dos alunos”, explicou. O uso da criatividade é capaz de quebrar mitos sobre a complexidade da matéria.


As diferentes maneiras de ser jornalista

O professor da Faculdade de Comunicação (FAC-UnB) Fábio Henrique Pereira se valeu da metalinguagem e decidiu usar o jornalismo para falar do próprio jornalismo. Após inúmeras entrevistas com diversos jornalistas de diferentes lugares e das mais variadas idades, escreveu a obra que aborda os motivos pelos quais os estudantes optam pelo jornalismo e porque os profissionais decidem se manter nessa carreira ou abandoná-la.

“A pesquisa se concentra nas carreiras como conceito sociológico, na medida em que a noção de carreira permite conectar por um lado as motivações individuais, por que a pessoa vira jornalista, por que ela decide trabalhar em certos veículos, ou por que ela decide ser repórter, editora...”, elenca Fábio.


Acesse gratuitamente as obras no Portal Digital de Livros da UnB:


Criatividade em matemática, de Cleyton Hércules Gontijo, Alexandre Tolentino de Carvalho, Mateus Gianni Fonseca e Mateus Pinheiro de Farias

A literatura movente de Chimamanda Adichie, de Cláudio Braga

O Negro no mundo dos ricos, de Emerson Rocha

A violência na área metropolitana de Brasília, de Arthur Trindade M. Costa

"Não somos escravos!": trabalhadores brasileiros contemporâneos em condições análogas às de escravo, de Aldo Antonio de Azevedo, Sadi Dal Rosso e Zilda Vieira de Souza Pfeilsticker

Cidades Novas, de Ricardo Trevisan

Audiocenas: Interface entre Cultura Clássica, Dramaturgia e Sonoridades, de Marcus Mota

- Pesquisa e inovação em edifícios de saúde, de Marta Adriana B. Romero, Éderson Oliveira Teixeira, Ana Carolina C. Lima Sant´Ana, Caio Frederico e Silva, Gustavo de Luna Sales e Valmor Cerqueira Pazos

- As diferentes maneiras de ser jornalista, de Fábio Henrique Pereira

O que avançou na regularização fundiária permanente, de Maria do Carmo L. Bezerra e Tatiana M. S. Chaer

- Simulação, ambiente e energia no espaço construído, de Caio Frederico e Silva, Gustavo de Luna Sales, Joára Cronemberger e Vanda Alice Zanoni

Profissionalidade docente na educação profissional, de Shirleide Pereira da Silva Cruz

Avaliação em matemática, de Cleyton Hércules Gontijo, Deire Lúcia de Oliveira, Ildenice Lima Costa e Wescley Well Vicente Bezerra

- Ondas revitalizadoras da criatividade no ensino da enfermagem, de Onã Silva, Elioenai Dornelles Alves e Maria Cristina Soares Rodrigues

Desenvolvimento democrático em tempos incertos, de Fernanda Natasha Bravo Cruz

- Expansão dos cursos superiores de tecnologia, de José Vieira de Sousa, Girlene Ribeiro de Jesus e Cláudia Maffini Griboski

- Institucionalização da educação superior a distância, de Alzino Furtado de Mendonça, Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira, Saulo de Oliveira e Juliana Guimarães Faria

Coisas do caminho: crédito, confiança e informação na economia do comércio de gado entre Viamão e Sorocaba (1780-1810), de Tiago Gil

 


As obras são fruto do processo seletivo de pesquisas realizado pelo edital nº 2 do Decanato de Pesquisa e Inovação junto ao Decanato de pós-graduação, lançado em 2017 (DPI/DPG nº2/2017). O edital promoveu a seleção de diversos trabalhos científicos que foram adaptados para o formato de livros. Alguns livros foram lançados no ano passado.

 

*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação