Obituário

O professor Gabriel Mário Rodrigues morre aos 88 anos

O docente deixou um legado amplo na educação superior particular brasileira. Ele fundou a Universidade Anhembi Morumbi e foi o responsável pelo primeiro curso de turismo do país

EuEstudante
postado em 11/01/2021 17:07 / atualizado em 11/01/2021 18:47
 (crédito: Rafael Ohana/CB/D.A. Press)
(crédito: Rafael Ohana/CB/D.A. Press)

No sábado (9), o professor Gabriel Mário Rodrigues morreu aos 88 anos. O velório e o sepultamento foram realizados mo último domingo (10), em Itapecirica da Serra (SP). Ele faleceu em decorrência de câncer nas vias biliares. O docente deixa esposa, três filhas, oito netos e três bisnetos, além de um legado na educação superior particular brasileira.

 

O professor graduado em arquitetura e urbanismo e especializado em comunicação empresarial atuou por mais de 50 anos em grupos educacionais como Universidade Anhembi Morumbi, Anhanguera Educacional, Cogna Educação e Kroton Educacional e em entidades representativas do setor. Atualmente, era presidente do conselho de administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

 

Entre os feitos na longa carreira, fundou e foi diretor da Faculdade Anhembi Morumbi de 1971 a 1997 e reitor da Universidade Anhembi Morumbi, de 1997 a 2013. Também criou e organizou o primeiro curso superior de turismo do Brasil, em 1971, pela Faculdade de Turismo do Morumbi.

 

Ele era membro nato do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), entidade de que foi presidente entre 1993 e 2004. O professor Gabriel também deixou uma marca na comunicação. Em 1980, lançou a Univideo, que produzia conteúdo para videotexto e, em 1985, criou a Rádio Brasil 2000 FM.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação