GRADUAÇÃO

Aprovados no vestibular que se formaram em 2020 podem ficar sem vaga na UnB

Correm o risco de perder a vaga os candidatos que fizeram o Enem 2019 como treineiros, o que fere regras da universidade

Thays Martins
postado em 15/01/2021 19:23 / atualizado em 15/01/2021 19:40
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Após o resultado do vestibular da Universidade de Brasília (UnB), na última terça-feira (12/1), alguns candidatos receberam a feliz notícia de terem sido aprovados na instituição e agora correm o risco de ficarem sem a vaga. O problema é que eles fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quando estavam no segundo ano, portanto na modalidade de treineiros. Este ano, a UnB usou a nota do Enem 2019 para o acesso à universidade no primeiro semestre de 2021 devido à pandemia da covid-19, já que o Enem 2020 foi adiado para janeiro deste ano. Com isso, os alunos que se formaram em 2020 tiveram que ficar de fora da seleção. 

A própria UnB já tinha informado, quando abriu o edital, que os alunos que estavam no segundo ano em 2019 e que fizeram o Enem não poderiam concorrer. No edital, porém, não há nenhuma cláusula excluindo os alunos. O requisito para se candidatar a uma das vagas é de terem sido "avaliados pelo Enem de 2019 e que sejam portadores de certificado de conclusão do ensino médio (ou curso equivalente) ou que comprovem a conclusão do ensino médio (ou curso equivalente) até a data do registro acadêmico na UnB." No entanto, o edital do Enem de 2019 diz que esses alunos não poderão concorrer. "Os resultados individuais não poderão ser utilizados pelo participante 'treineiro' para as finalidades descritas nos itens 2.2.3 e 2.2.4 deste edital", diz o documento. Os artigos citados dizem respeito ao acesso à educação superior em instituições públicas de ensino. 

O Correio conversou com uma das alunas que conseguiu a aprovação para o curso de medicina da UnB e ela confirmou que estava no segundo ano quando fez o Enem e já efetuou a matrícula na instituição. O prazo para a entrega dos documentos era até esta sexta-feira (15/1). 

Em nota, a universidade disse que as regras do Enem não permitem que esses candidatos concorram a uma vaga na UnB e que "neste momento, está fazendo a análise documental dos convocados". "Nesta etapa, caso sejam identificadas situações que contrariem as regras citadas, serão tomadas as medidas cabíveis (que podem incluir a desclassificação dos estudantes)." 

A questão dos alunos que terminaram o ensino médio em 2020 voltou a tona com a abertura das inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021, que terminam nesta sexta (15/1), Nas redes sociais, os alunos têm reclamado por não poderem concorrer a uma das vagas por terem feito o Enem como treineiros. "Ou seja, o Inep deu uma segunda chance pra quem fez o 3° ano e não conseguiu uma bolsa em 2019", escreveu um estudante. "O MEC mandou que esse ProUni só ia poder ser com a nota do Enem 2019 e ELES SIMPLESMENTE NÃO ESTÃO ACEITANDO QUEM FEZ A PROVA COMO TREINEIRO EM 2019 SENDO QUE NÃO TEVE O DE 2020", se revoltou outra. 


Veja a nota da UnB 

Os treineiros do Enem de 2019 são os estudantes que não concluíram o ensino médio naquele ano. Sua participação no Enem contou apenas para fins de autoavaliação, não sendo permitido, pelas regras do próprio edital do Exame (item 3 do Edital N°14, de 21 de março de 2019), que o estudante utilize a nota para ingresso no nível superior.

A UnB usa os dados fornecidos pelo Inep (responsável pelo Enem) para classificar os inscritos no processo seletivo, que também precisam apresentar o certificado de conclusão do ensino médio. A instituição está, neste momento, fazendo a análise documental dos convocados. Nesta etapa, caso sejam identificadas situações que contrariem as regras citadas, serão tomadas as medidas cabíveis (que podem incluir a desclassificação dos estudantes).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação