Mentoria

Quer fazer graduação no exterior? Programa oferece mentoria gratuita

A Brasa, associação de estudantes brasileiros no exterior, está com inscrições abertas, até 8 de fevereiro, para alunos que desejam estudar fora do país

Vitórian Tito*
postado em 31/01/2021 11:00
 (crédito: Charles DeLoye/Unsplash)
(crédito: Charles DeLoye/Unsplash)

A Brasa (Brazilian Student Association), associação de estudantes brasileiros no exterior, está com inscrições abertas, até 8 de fevereiro, para o Programa Brasa Pré. A iniciativa oferece mentoria gratuita e visa orientar alunos brasileiros que desejam fazer curso de graduação fora do país.

Para participar, é preciso ser estudante brasileiro e estar matriculado no 3º ano do ensino médio ou ter terminado a educação básica há, no máximo, dois anos.

Além das mentorias, o programa oferece ajuda de custos com provas e envio de documentação, acompanhamento em todo o processo e pareamento individual com um mentor que esteja estudando fora e tenha interesses semelhantes aos do estudante.

O objetivo é acompanhar todo o planejamento da candidatura a uma universidade estrangeira, além de oferecer apoio institucional e financeiro para concretizar o objetivo da associação: democratizar o acesso à educação de qualidade no exterior.

A Brasa é uma organização sem fins lucrativos fundada e chefiada por estudantes brasileiros. Desde 2014, a missão é empoderar a próxima geração de líderes por um Brasil melhor. A iniciativa conta, atualmente, com cerca de 9 mil membros em mais de 80 países, todos espalhados em universidades de América do Norte, Europa e Ásia.

Entenda o processo seletivo

Para concorrer às vagas da mentoria, é preciso preencher um formulário on-line pelo site da Brasa. O questionário coletará informações sobre experiências e motivações por meio de redações, vídeos ou outros documentos.

A segunda e última etapa é uma entrevista on-line para conhecer o estudante. Uma prova simulada pode ser solicitada nessa fase para candidatos que desejam participar do programa para a América do Norte.

Apoio que leva longe

Rafael Monteforte, 22 anos, está no último ano do curso de economia e ciências políticas em Grinnell College, em Iowa, nos Estados Unidos. Ele descobriu a Brasa pela internet enquanto cursava o 3º ano do ensino médio e resolveu se candidatar. Hoje ele é presidente da Brasa na América do Norte, com mandato até maio de 2021.

Natural de São Bernardo do Campo (SP), Rafael recebeu apoio financeiro para enviar a candidatura para o exterior e uma mentoria individualizada para entender todas as fases do processo. O acompanhamento ajudou o estudante a conquistar bolsa integral da universidade.

Após conquistar a vaga de ensino superior fora do país, o paulista quis retribuir o apoio que havia recebido. “Eu quis me juntar à organização para poder impactar a vida de outros jovens brasileiros assim como a minha havia sido impactada e para me juntar a um time de estudantes que era brilhante e que eu admirava muito”, conta.

 

Rafael Monteforte no Brasa Summit de 2019
Rafael Monteforte no Brasa Summit de 2019 (foto: Arquivo Pessoal )

 

Larissa Moreira, 24, natural de Betim (MG), sempre teve o sonho de se formar no exterior. “Eu via pessoas como referência que tinham estudado fora, mas eu não entendia muito bem o processo durante o ensino médio e eu estava bem perdida sobre como fazer isso dar certo”, conta.

Para ela, conhecer a Brasa durante o ensino médio representou a oportunidade de entender que fazer um curso no exterior era possível e, de fato, concretizar o sonho. Após a aprovação no programa Brasa Pré, em 2015, ela foi pareada com uma mentora que estava estudando fora e recebeu dicas e orientações de como prosseguir.

Larissa descreve o procedimento para conseguir estudar fora como uma montanha russa de emoções. “O maior valor que eu tirei do processo foi justamente ter do meu lado uma pessoa que já passou por tudo aquilo que eu vivenciei”, explica.

Ela se formou em gestão de negócios na Babson College, em Massachusetts, nos EUA, em maio de 2020. “Foi uma experiência bastante desafiadora, mas que empodera de uma forma muito bacana”, completa. De volta ao Brasil e com diploma na mão, hoje Larissa é analista de projetos no Instituto Sonho Grande, organização sem fins lucrativos voltada para a educação.

 

Para Larissa, a possibilidade promoveu autoconhecimento, descobertas e novas possibilidades profissionais
Para Larissa, a possibilidade promoveu autoconhecimento, descobertas e novas possibilidades profissionais (foto: Arquivo Pessoal)

 

Pandemia não é barreira para estudar no exterior

De acordo com Rafael Monteforte, presidente da Brasa, as expectativas estão altas para as inscrições em 2021. “A gente tem visto um crescente muito grande nos últimos anos do interesse e da procura do programa”, diz.

“A gente também tem conseguido investir cada vez mais no programa e dar possibilidade para cada vez mais pessoas fazerem parte, então acho que isso é importante”, complementa.

Mesmo com as drásticas mudanças de 2020, o ano de pandemia apresentou o maior número de inscrições na iniciativa. Para Rafael, o impulsionamento de atividades on-line ajudou a organização a chegar a públicos que normalmente não seriam alcançados.

“Não acredito que a pandemia seja uma barreira para participar do programa de mentoria da Brasa. Também somos estudantes e acho que isso torna o programa único. Então entendemos quais são as dores e demandas de cada um”, explica.

Para 2021, o objetivo da associação é expandir o acesso ao programa e incentivar a aplicação de estudantes negros, de Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país ou cidades interioranas e, principalmente, aqueles em situação de vulnerabilidade social.

“Para se candidatar, basta ser uma pessoa extremamente apaixonada pelo o que faz e que tenha boas notas”, diz. Ter algum conhecimento de inglês, curiosidade, vontade de aprender e trabalhar são características importantes nos talentos procurados pela Brasa.

 

*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação