Fies

Resultado do Fies é divulgado com atraso nesta quarta-feira (3)

Lista de aprovados estava prevista para sair na terça-feira (2). MEC ampliará prazo para pré-selecionados efetuarem a complementação das inscrições

EuEstudante
postado em 03/02/2021 14:41 / atualizado em 03/02/2021 14:43
 (crédito: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil)

Após atraso, o resultado da pré-seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), previsto para terça-feira (2/2), foi divulgado na manhã desta quarta-feira (3/2). Os candidatos podem conferir os resultados no site do Fies ou na instituição para a qual se inscreveram.

O Ministério da Educação (MEC) afirma que os prazos para os pré-selecionados efetuarem a complementação da inscrição, que seria entre 3 e 5 de fevereiro, será ampliado. As novas datas serão oficializadas em edital. Segundo o MEC, os inscritos não selecionados nessa chamada formarão uma lista de espera e podem ser chamados até 18 de março.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão destinados R$ 500 milhões para o financiamento do programa. São cerca de 93 mil bolsas oferecidas para estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2019. Devido à pandemia de covid-19, o Enem 2020 atrasou e as notas não serão utilizadas para inscrições no primeiro Fies de 2021.

Para concorrer ao programa, é necessário que os candidatos tenham participado Enem com média acima de 450 e não tenham zerado a redação. Outro requisito é a renda per capita familiar, que deve ser de, no máximo, três salários mínimos.

O Fies é um programa criado em 1999 com o objetivo de facilitar o crédito para financiamento de cursos de graduação em instituições particulares. Em 2018, foi criado também o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), e os dois modelos são utilizados desde então.

A primeira modalidade é financiada pelo governo federal e é destinada a estudantes com renda familiar de três salários mínimos por pessoa sem cobrança de juros. O P-Fies é disponibilizado por meio de recursos de fundos constitucionais e dos bancos particulares participantes, com regras específicas e cobrança de juros.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação