UnB

Universidades federais programam manter ensino remoto, diz Andifes

Entidade está produzindo um levantamento com os calendários de todas as federais e não identificou proposta de volta presencial até o momento

EuEstudante
postado em 11/02/2021 18:24
 (crédito: Vinicius Cardoso Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Vinicius Cardoso Vieira/CB/D.A Press)

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) está elaborando um levantamento sobre os calendários e formatos de aulas das universidades federais.

A sondagem não está concluída, mas, até o momento, a Andifes não identificou nenhum caso de instituição federal de ensino programando retorno presencial.

“Há uma diversidade de calendários, mas não existe nenhum caso que esteja programado o retorno presencial. A maioria das universidades têm planos que condicionam o retorno presencial às condições epidemiológicas”, esclareceu Gustavo Balduino, secretário executivo da Andifes.

Ele informa, no entanto, que “praticamente todas estão com atividades presenciais nas fases finais dos cursos que exigem prática/estágios”, o que inclui a área da saúda e licenciaturas.

Não existe decisão da Andifes que determine a manutenção dos semestres letivos de modo remoto, até porque as universidades são autônomas para decidir cada uma a partir da própria realidade.

Em setembro do ano passado, a entidade apresentou propostas de biossegurança recomendadas às universidades

O documento traz sugestões para cada uma das situações e demandas identificadas pelas universidades federais desde o início da pandemia.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação