As instituições públicas de ensino superior ganharão mais tempo para aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ofertar vagas no primeiro processo seletivo de 2021. O prazo foi ampliado para que a adesão possa ser feita até 23 de fevereiro.
Anteriormente, as faculdades e universidades tinham até a última sexta-feira (12/2) para pedir a adesão. O processo teve início em 8 de fevereiro.
A alteração do edital de adesão ao Sisu foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda (15/2) e apenas unifica os cronogramas, antes estanques, dos dois procedimentos previstos, que são a adesão e a retificação. O prazo final desse último procedimento não foi alterado. Ele terminará também em 23 de fevereiro.
Responsabilidades da instituição
É de exclusiva responsabilidade da instituição participante do Sisu descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas por ela ofertadas no âmbito do Sisu. A assinatura do termo de adesão de cada instituição ocorrerá, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico Sisu Gestão.
O Sisu é o sistema informatizado do MEC, no qual as instituições públicas de educação superior oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição. Os inscritos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será a de 2020.
Cronograma de inscrições
As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada, edição do 1º semestre de 2021, ocorrerão de 6 a 9 de abril. As inscrições serão feitas pela página do Sisu. Confira o cronograma completo:
Inscrições: de 6 a 9 de abril;
Resultado da chamada única: 13 de abril;
Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril;
Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril.