O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) transmitiu nesta terça-feira (2) uma live para tirar dúvidas sobre o preenchimento do Censo da Educação Superior (Censup). A live foi disponibilizada no canal de YouTube do Inep e fica gravada para consultas.
Lançada na segunda-feira, o censo pode ser respondido até 4 de junho por recenseadores e auxiliares institucionais pelo sistema do Censup. O guia com orientações para o preenchimento pode ser conferido neste endereço.
A escolha do recenseador institucional é feita por meio de indicação do responsável lega pela instituição de ensino. O nomeado deve se cadastrar no sistema do Censup e pode ainda escolher os auxiliares para o preenchimento do censo.
O questionário foi dividido em três partes. Na primeira, o Inep quer saber sobre o calendário e o fluxo acadêmico. Em seguida, pergunta sobre as estratégias adotadas durante a suspensão das atividades presenciais. O censo ainda pede informações sobre a realização de atividades de pesquisa e extensão durante a pandemia.
Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequências de formação específica, além de seus alunos e docentes. A pesquisa coleta informações sobre a infraestrutura das instituições, vagas oferecidas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.