JUSTIÇA

MPF processa Abraham Weintraub por ofensas contra universidades

O ex-ministro da Educação, que acusou as instituições federais de praticarem "balbúrdia" e "arruaças", foi denunciado por improbidade administrativa

Eu Estudante
postado em 22/04/2021 17:18 / atualizado em 22/04/2021 17:19
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Ministério Público Federal processa o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, por improbidade administrativa. Weintraub é acusado de atentar contra princípios da administração pública como moralidade, honestidade e lealdade às instituições. Ele afirmou, em sua gestão, que universidades públicas praticam “balbúrdia, arruaça”, além de apontar a existência de uma "cracolândia”.

O ex-ministro pode ter os direitos políticos suspensos e ainda pagar multa, se condenado.

As afirmações de Weintraub podem prejudicar investimentos em pesquisas, segundo o MPF. Na peça enviada à 3ª Vara de Justiça Federal, o MPF relata ainda que os mesmos investidores podem retirar bolsas e as falas podem manchar a reputação das instituições. Pelas declarações terem sido feitas pelo ex-ministro, elas teriam peso maior ainda.

O MPF, em seu relatório, ainda justifica o processo dizendo que, ao ocupar um cargo de tão alto nível, é preciso reconhecer que quaisquer pronunciamentos não são inocentes e geram graves consequências.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação