O Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) levou os processos seletivos de órgãos públicos para o ambiente virtual quando começou a pandemia da Covid-19 no Brasil. A instituição fez um levantamento em que constatou que a capital federal é uma das cidades que mais utiliza o recurso e representa cerca de 17,3% das provas aplicadas em todo o país. Além disso, de acordo com a entidade, mais de 30 editais foram abertos neste ano.
Segundo o Ciee, o modelo de processo seletivo on-line também reduziu o número de candidatos ausentes, porque, agora, o estudante recebe, no ato da inscrição, o link para fazer a prova virtual. No Distrito Federal, aproximadamente 70% dos candidatos que participaram foram até o fim da seletiva.
A gerente de operações do Ciee, Mônica Vargas, afirma que a taxa levantada está acima da média das provas presenciais, que registrou uma média de 39,9% de candidatos que compareceram aos processos seletivos. “A comodidade e praticidade da prova online chama atenção dos estudantes, que nem sempre conseguem se deslocar ao local no dia e horário agendados”, afirma.
O Ciee também ressalta que são utilizados recursos para evitar fraudes e assegurar que a avaliação está condizente com o grau de conhecimento de cada candidato. Entre os passos de verificação estão a leitura de íris, permanência em tempo integral na janela da prova, captura de fotos de maneira aleatória e entre outras estratégias para assegurar a lisura dos processos.