Iniciação Científica

Estão abertas inscrições para Programa de Iniciação Científica da UnB

Os alunos interessados devem entrar em contato com professores com projetos de pesquisa, pois os docentes são os responsáveis por inscrevê-los

EuEstudante
postado em 10/05/2021 13:29
 (crédito: Beto Monteiro/ Secom UnB)
(crédito: Beto Monteiro/ Secom UnB)

O edital do Programa de Iniciação Cientifica da Universidade de Brasília 2021/2022 (ProIC-UnB) está com as inscrições abertas até 17 de maio. Os estudantes devem entrar em contato com os docentes que têm projetos de pesquisa para inscrevê-los no programa.

 

Além disso, a instituição disponibilizou o banco de talentos da iniciação científica que vai fazer a ponte de comunicação entre os alunos e os professores para desenvolver a proposta de pesquisa. A inscrição está acontecendo no formulário disponível no site do programa.

 

Requisitos para participar do programa
No edital divulgado, exige que o estudante de graduação seja indicado pelo professor orientador para desenvolver o projeto de pesquisa, estar matriculado em disciplinas do curso de graduação nos semestres correspondentes ao período de vigência do edital em qualquer instituição de ensino superior do Distrito Federal e com o currículo preenchido e atualizado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

O aluno também precisa ter o índice de rendimento acadêmico (IRA) igual ou superior a três. No entanto, caso a participação for voluntária, ou seja, o discente não receberá a bolsa no valor de R$400, ele deve ter o índice igual ou superior a 2,8.

 

Caso o estudante esteja no primeiro semestre, o professor orientador deve enviar uma justificativa para o e-mail do ProIC. Se o aluno não for da Universidade de Brasília, ele não pode ter nenhuma reprovação registrada no histórico escolar.

 

O discente que for concorrer às vagas de ações afirmativas deve estar vinculado a ter ingressado no ensino superior pelo sistema cotas sociais e/ou para pretos e indígenas ou pelo programa de estudantes-convênio de graduação (PEG-G) do Ministério da Educação (MEC).

 

Cronograma
Até 17 de maio – Período de inscrição
19 de julho – Divulgação do resultado provisório
22 a 26 de julho – Pedido de reconsideração
16 de agosto – Divulgação do resultado final
17 a 31 de agosto – Entrega do Termo de Compromisso
7 a 28 de fevereiro de 2022 – Envio do questionário de acompanhamento
4 a 31 de agosto de 2022 – Envio de resumo e relatório final

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação