As provas da segunda etapa do programa que oferece a expedição de diplomas para médicos diplomados no exterior, Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) ocorreram neste final de semana. Foram 6.680 inscrições para as provas de habilidades clínicas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou 99,5% de participação. Ao todo foram oferecidas 7.280 vagas para 22 cidades onde foram aplicadas as provas. No entanto, 156 inscritos não conseguiram realizar a prova. A Equipe de Tratamento de Incidentes e Riscos (Etir), que gerencia as questões logísticas durante o exame, registrou ocorrências no sábado (18) em Porto Alegre (RS).
De acordo com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Pessoas e Eventos (Cebraspe), empresa responsável pela realização das provas, a aplicação de três rodadas das estações um a cinco, em que o participante entrará e resolverá um caso clínico, ficou impossibilitada de prosseguir com as provas por “ocorrências logísticas pontuais”. Em nota, o Cebraspe afirmou que “nenhum dos inscritos que compareceram ao local de prova, cumprindo todas as responsabilidades previstas no edital do exame, será prejudicado pelo ocorrido”.