ranking

UnB sobe 27 posições no ranking internacional de qualidade acadêmica

A instituição é a 7ª colocada entre as 57 federais brasileiras, segundo o ranking do Instituto de Informática da Universidade Técnica do México

Arthur Vieira*
postado em 24/12/2021 13:16 / atualizado em 24/12/2021 13:21
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

Mesmo após um período conturbado nos últimos anos, com a pandemia como pano de fundo, a UnB tem motivos para celebrar e se orgulhar. O University Ranking of Academic Performance (URAP), sistema de avaliação internacional que mede a qualidade acadêmica de mais de 3 mil universidades ao redor do mundo, classificou a UnB como a 604ª melhor universidade do planeta, 27 posições acima do que no ano passado, saltando no ranking pelo segundo ano seguido. A nível nacional, ela se manteve na mesma colocação, sendo a 10ª melhor universidade do país entre 95 e a 7ª melhor entre as 57 federais.


O URAP foi criado pelo Instituto de Informática da Universidade Técnica do Oriente Médio em 2010, e, desde 2019, quando foi ranqueada no 680º lugar, a UnB conseguiu evoluir bastante. Vieram dois grandes saltos, em 2020 a UnB foi a 631ª colocada, subindo 49 posições em relação ao ano anterior, e, neste ano, mais um belo avanço, subindo 27 posições. “A melhoria no ranking é reflexo de uma decisão da gestão de apoiar, cada vez mais, a pesquisa na universidade, por meio de editais de apoio e de favorecer a infraestrutura necessária, mesmo no cenário de cortes”, disse a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi. A gestora ainda destacou a transparência e a confiabilidade dos critérios utilizados na avaliação, uma vez que são obtidos por fontes abertas.


A reitora Márcia Abrahão também celebrou o feito, e assim como Imbroisi, salientou a falta de investimento nas universidades nos últimos anos, e reforça a resiliência da instituição no período da pandemia, já que foram justamente nestes dois anos que a UnB obteve os maiores saltos no ranking. “Estamos muito orgulhosos. É o resultado de muito esforço da nossa comunidade acadêmica e do fomento interno que temos feito para as áreas-fim, mesmo com a drástica redução do financiamento estatal para a pesquisa no Brasil. É também mais uma demonstração de que a UnB nunca parou durante a pandemia e que continua fazendo ensino, pesquisa e extensão de excelência”, celebrou.


O ranking leva em consideração diversos critérios para medir a qualidade e a eficiência acadêmica das universidades, com,o por exemplo, colaboração internacional, quantidade de artigos publicados em revistas de alto impacto e de citações em periódicos de alto impacto. A UnB se destacou nesses dois últimos quesitos, que são os dois com maior peso na avaliação, cada um correspondendo a 21% da pontuação total. Para entender melhor como são estes critérios, acesse este link.

Veja como foi o desempenho das Universidades brasileiras no URAP deste ano:


Universidade de São Paulo (USP) - 31º

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - 259º

Universidade Estadual Paulista (Unesp) - 268º

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - 308º

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - 316º

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 334º

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - 423º

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 458º

Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 574º

Universidade de Brasília (UnB) - 604º


Confira o ranking na íntegra, dentre rankings de outros anos, acessando o site da URAP.

 

*Estagiário sob supervisão de Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação