UnB

Estudantes da UnB fazem manifestação por retorno às aulas presenciais

Nova reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) será realizada na próxima quinta-feira (24)

Arthur Vieira*
postado em 22/02/2022 21:12 / atualizado em 03/03/2022 15:39
 (crédito: Luiza Eineck)
(crédito: Luiza Eineck)

Alunos da Universidade de Brasília (UnB) promoveram na manhã desta terça-feira 22 manifestação em frente à Reitoria da instituição para reivindicar o retorno seguro das aulas presenciais, opondo-se à institucionalização do ensino remoto. O ato foi convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e representantes da comunicação entre o corpo discente e a reitoria.

Além do retorno presencial às aulas, o DCE reuniu também diversas outras demandas estudantis que foram levantadas em uma assembleia geral dos estudantes, realizada no último dia 16. Dentre elas, a distribuição de máscaras e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por parte da Reitoria, exigência do comprovante vacinal para as aulas presenciais, auxílio retorno para estudantes de fora do DF, aumento da frota de ônibus, investimento em obras de adaptação das salas de aula e maior participação dos alunos na elaboração do plano de retomada da universidade.


Segundo informações da UnB, a universidade se encontra atualmente na Etapa 2 do Plano de Retomada de Atividades, em que algumas unidades tanto administrativas quanto acadêmicas já retornaram ao modelo presencial. Contudo, somente 15% das turmas de graduação retornaram com algum grau de presencialidade neste semestre. Muitas disciplinas que iriam ser oferecidas no modelo híbrido também retornaram ao modelo remoto por conta dos avanços da variante ômicron, o que reduziu ainda mais este contingente.


O chefe de gabinete da Reitoria, Paulo César Marques, conversou com os estudantes. Marques disse que já está dialogando com os discentes e afirmou que as pretensões dos gestores e dos estudantes é a mesma. “Nós queremos manter essa parceria e construir coletivamente as condições para o retorno presencial”, garantiu. Ele também disse que a gestão acadêmica já está trabalhando para que as unidades que retornaram ao modelo remoto por conta da variante ômicron possam avançar para o modelo híbrido ou presencial novamente, logo após o recesso de carnaval.


Além disso, o chefe de gabinete anunciou que na próxima quinta-feira, 24, haverá uma reunião entre o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que contará com a presença da reitoria e de representantes das unidades acadêmicas e do corpo estudantil. Nesta reunião será posta em pauta a proposta de um retorno totalmente presencial no próximo semestre, que terá início no dia 6 de junho.


 *Estagiário sob supervisão de Jáder Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação