EDUCAÇÃO

Pernambucano é aprovado em 1º lugar no curso de medicina da USP

Diário de Pernambuco
postado em 23/02/2022 20:31 / atualizado em 23/02/2022 20:31
Rafael foi aprovado em 1º lugar em 6 vagas para ação afirmativa. Ele viajará para a Região de Ribeirão Preto (SP) para cursar Medicina na USP -  (crédito: Reprodução/Mídias sociais)
Rafael foi aprovado em 1º lugar em 6 vagas para ação afirmativa. Ele viajará para a Região de Ribeirão Preto (SP) para cursar Medicina na USP - (crédito: Reprodução/Mídias sociais)

Aos 17 anos, o pernambucano Rafael Costa e Silva Souza, do bairro de Santo Amaro, Área Central do Recife, foi aprovado em medicina ocupando o 1º lugar na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP), pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O jovem, recém-formado, teve a nota de 745,2 pontos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que tem maior peso na aprovação do curso de medicina. Rafael fez todo o Ensino Médio em escola pública. O jovem, de família simples, foi classificado na chamada regular da instituição através de uma ação afirmativa que oferta vagas para estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo. Além de estudar de domingo a domingo, Rafael tinha uma bolsa integral num cursinho pré-vestibular, que colaborou na aprovação.

“Foi muito difícil. A pandemia trouxe consequências bem graves para mim e para a minha família. A gente tem uma pequena papelaria. Então, com as atividades fechadas a gente passou muitas dificuldades”, relata Rafael. “Mas meu sonho de medicina começou no 9º ano, quando eu comecei a fazer o cursinho de Fernanda Pessoa. O ano de 2020 foi terrível! Então, coloquei todo o gás no ano de 2021 para essa oportunidade. Respondia provas antigas e fazia redação toda semana”, complementa. Rafael tirou 960 pontos na redação do ENEM.

A dedicação aos estudos para o jovem, no entanto, não é de agora. É que Rafael, além da recente conquista, foi medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no ano de 2019. O jovem concluiu o ensino médio no ano passado, pelo Ginásio Pernambucano. “Rafael é um menino de 17 anos com uma mente brilhante! É muito humano, nunca perdeu uma aula. Escreve lindamente. E essa aprovação em 1º lugar na USP não é pouca coisa. Fico louca de felicidade em poder participar das histórias deles. Eu acho que a aprovação é consequência. Muito mais importante é o que construímos em termos de conhecimento. E daí, vem as notas altas e a aprovação”, comenta a professora Fernanda Pessoa, criadora de um dos maiores cursos preparatório homônimo para o ENEM.

O curso localizado no Recife, mas também em formato on-line, há mais de uma década, tem expressivos índices de aprovação em Universidades Federais em todo País. Na última edição do Exame, por exemplo, 101 estudantes do curso foram aprovados em 1º lugar em diversas instituições, além das demais colocações. “Não existe um olhar do Sudeste para nós. Ainda somos tratados como a parte que ‘não desenvolve educação’. No entanto, eu tenho percebido um olhar diferente. Pela primeira vez, três alunas que tiraram nota mil no ENEM vieram do mesmo curso. E é um curso no Nordeste, no Recife, e com modalidade on-line. Nesse processo desigual, onde somos tratados como a parte que ‘não estuda’, esses números tem um peso muito grande”, reflete a professora.

Rafael recebeu uma bolsa integral de estudos no curso preparatório para ENEM da professora Fernanda Pessoa.
Rafael recebeu uma bolsa integral de estudos no curso preparatório para ENEM da professora Fernanda Pessoa. (foto: Arquivo pessoal/Rafael Souza)

SUPERAÇÃO


No caso de Rafael, a dificuldade relatada por ele, se deu, principalmente, devido às restrições da pandemia. Isso, porque, com a suspensão das aulas presenciais, a renda familiar proveniente da papelaria que atende a estudantes de faculdades particulares do Centro do Recife caiu drasticamente. “Foi muito complicado no ano passado. Eu não tinha espaço para lazer, divertimento, atividade física e até mesmo uma alimentação saudável, que é importante. Mas apesar de tudo isso, consegui aos trancos e barrancos estudar, me esforçar de domingo a domingo. Até o último dia da prova eu tinha que estar aprendendo e me esforçando”. A lojinha da família, próxima à Unicap, fica no andar de baixo, e em cima Rafael mora com a mãe, o pai e a irmã.

Com a aprovação na instituição do Sudeste brasileiro, Rafael e sua família articula maneiras para que ele possa viajar e se estabelecer na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, antes do fim do processo de matrícula em abril. “A gente estava comentando aqui na minha família que provavelmente eu irei só. Meu pai tem que ficar com a nossa lojinha e a minha mãe tem crise epiléptica. Então, ela não tem como se locomover sem um auxilio e orientação. E a minha irmã é um ano mais nova que eu. A gente é bem humilde, e na realidade, eu não sei como vai ser lá. Espero conseguir algum auxílio da instituição”, conta Rafael. O jovem diz que tem recebido ajuda espontânea e doações de pessoas próximas que se sensibilizaram com a sua história e de sua família, para custear a estadia no Sudeste.

PERSPECTIVAS


O sonho do jovem é concluir a graduação e se especializar em neurologia ou psiquiatria, para evitar que outras pessoas passem pela situação enfrentada por sua mãe. “Desde pequeno eu simpatizo muito com a causa da minha mãe, que desde muito cedo teve crises epilépticas e convulsões. Eu e minha irmã vemos ela passando por toda essa dificuldade, além dos horríveis efeitos colaterais de medicações”, diz. A epilepsia é uma doença em que há alteração da atividade das células nervosas no cérebro, o que pode causar convulsões. “Pretendo fazer intercambio e pesquisas na USP e fora do País, além de ajudar todos ao meu redor, como a minha família, amigos e pessoas que posso contar”.

Aprovado, Rafael deixou dicas para os jovens que, assim como ele, também almejam o ingresso em instituições de Ensino Superior. “Eu acredito que três coisas são essenciais para ser aprovado no vestibular. Saúde mental, organização e concentração. Ter isso em mente é imprescindível para ser aprovado. A questão mental, é para conseguir lidar com as adversidades e as frustrações que são várias quando a gente está estudando, além das questões familiares; a concentração, pois uma prova como o ENEM pede muita atenção devido a quantidade de detalhes; e por último, ser organizado para conseguir administrar bem o tempo, para estudar e se divertir”, finaliza.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação