COMOVENTE

Vídeo de filho contando ao pai que passou em medicina viraliza na internet

Aprovado na Universidade Federal da Bahia comoveu internautas com cenas gravadas no sertão

Mariana Albuquerque*
postado em 03/03/2022 20:00 / atualizado em 03/03/2022 21:04
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Aprovado em medicina na Universidade Federal da Bahia, Sandro Nascimento, 20 anos, já conta com mais de 2 milhões de visualizações do vídeo postado em redes sociais indo à lavoura para relatar ao pai sua grande conquista. O vídeo foi gravado em uma chácara em Caculé, no chamado polígono das secas do nordeste brasileiro, no sudoeste baiano.

O jovem demonstrou muita surpresa ao ser assediado por veículos de comunicação, em função da grande repercussão de sua história. “Foi meu primo que gravou esse vídeo. Não imaginei que teria toda essa repercussão. Espero que esse episódio inspire outros jovens”, disse Sandro ao Correio. A tão sonhada e disputada vaga foi conquistada depois de dois longos anos de dedicação aos estudos. Emocionado ainda com a conquista, Sandro, que pretende se especializar em oncologia, cita uma frase que adotou como pilar de motivação para querer ser um excelente profissional da área da saúde: “se conseguirmos aliviar a dor de uma pessoa, a nossa vida não será em vão”.

O futuro médico destaca a atuação de uma professora querida, Eliete Prates, na preparação para o vestibular. “Jamais vou me esquecer dessa professora de redação da escola onde fiz o ensino médio. Ela me doou alguns livros e materiais para auxiliar nos estudos”, lembra, destacando que mesmo com essa preciosa ajuda, foi preciso superar muitas dificuldades, sobretudo financeira. “Procurava sempre olhar para o meu propósito. Foi o que me motivou a seguir em frente”, diz, completando que as apostilas doadas pela professora, as aulas on-line e os inúmeros simulados foram peças fundamentais para sua aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Sandro recebe ajuda da universidade, como auxílio-alimentação e moradia. Mas afirma que os maiores gastos sempre foram custeados pelo “pai herói”. “Meu pai também sempre me ajudou como pôde. Ele não tem muito pra dar, por ser agricultor, mas consigo contar com ele pra complementar a minha renda morando longe”, conta. Analfabeto, o agricultor João Batista de Brito, 53 anos, pai de Sandro, também não esconde a emoção em ver o filho "encaminhado na vida". “Eu fiquei muito impressionado quando o meu filho ganhou a prova do Enem pra medicina. Eu não imaginava que ele seria vencedor”, disse. O estudante deixa um recado para motivar alunos como o mesmo perfil: “É preciso ter muita perseverança e resiliência durante qualquer processo, por mais difícil que ele seja. Com dedicação, tudo é possível”, ensina.

 

*Estagiária sob a supervisão de Jáder Rezende

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação