Desconto na remuneração

Professores da UCB denunciam corte no salário de fevereiro

Instituição de ensino superior afirma que agiu dentro da lei. Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinproep-DF) cobra explicações

EuEstudante
postado em 16/03/2022 20:09 / atualizado em 16/03/2022 20:09
 (crédito: Universidade Católica de Brasília/ Divulgação)
(crédito: Universidade Católica de Brasília/ Divulgação)

Professores da Universidade Católica de Brasília (UCB) acusam a instituição de corte de até 60% no salário referente a fevereiro. Eles disseram que levaram a questão à diretoria e foram informados que o desconto foi efetuado por não terem participado da semana acadêmica. Os docentes afirma que não houve convocação para o evento e que haveria corte no salário para os ausentes.

Os docentes afirmam, ainda, que a convenção coletiva de trabalho (CLT) veda esse tipo de desconto, uma vez que atividades extraclasse devem ser remuneradas, inclusive com horas extras.

Por meio de nota, o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF), informou que recebeu a denúncia e esclareceu que na CLT firmada com o sindicato das mantenedoras, não há semana pedagógica para os docentes do ensino superior e que o professor não é obrigado a comparecer, somente quando as aulas iniciarem.

Ainda segundo o Sinproep-DF, uma reunião entre sindicato e a UCB está agendada para esta quinta-feira (17). Inicialmente, será discutida a renovação do acordo coletivo do Sistema EAD da Universidade e que, durante o encontro com a reitoria, serão cobradas explicações mediante a denúncia recebida pela entidade sindical.

Também por meio de nota, a UCB informou que a semana pedagógica da instituição ocorreu entre os dias 7 e 15 de fevereiro e que foi realizado o desconto em folha aos que não compareceram e não realizaram justificativa, por se tratar de dias letivos. Informou ainda que foi enviado ao corpo docente a convocação de participação que destacava a presença obrigatória no evento.

A UCB argumentou ainda que, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), “a falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do dia respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada”. “Para aqueles docentes que justificaram, o reembolso será realizado no pagamento do quinto dia útil de abril”, finaliza a nota.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação