Liderança

Reitor do Iesb participa do Innovation & Impact Summit 2022

Luiz Cláudio Costa será o único palestrante da América Latina a participar do evento em Estocolmo, na Suécia

EuEstudante
postado em 22/04/2022 19:28 / atualizado em 22/04/2022 21:58
 (crédito: Nina Quintana/Divulgação)
(crédito: Nina Quintana/Divulgação)

O Centro Universitário Iesb participa do Innovation & Impact Summit 2022, evento que reunirá líderes das melhores universidades do mundo para discutir, de forma colaborativa, os desafios e sucessos do ensino superior ao promover iniciativas de impacto nas comunidades, por meio de um ecossistema de inovação mais próspero e sustentável. O congresso será realizado em Estocolmo, na Suécia, entre os dias 26 e 28 de abril.


O reitor do Iesb e presidente do Observatório de Rankings Acadêmicos e de Excelência, Luiz Cláudio Costa, será o único palestrante da América Latina a participar do evento, promovido em parceria com o KTH Royal Institute of Technology, Times Higher Education e a Elsevier, uma das principais empresas de publicações científicas do mundo.

Avaliação

A apresentação de Costa está marcada para  28 de abril, com o tema “Conheça o Conselho Consultivo do THE Impact Ranking”. Desde o seu lançamento, em 2019, o ranking é uma classificação de desempenho com metodologia única e global, que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Os dados do estudo de 2022, pela primeira vez com mais de 1.500 universidades, será divulgado em primeira mão durante o encontro.


No encontro, o reitor do Iesb compartilhará a importância da internacionalização na educação e destacará como as universidades podem se envolver com as ODS e seus impactos, tanto para os países e regiões, como em benefícios aos alunos. Após a divulgação do THE Impact Rankings 2022, os participantes terão a oportunidade de conhecer e fazer perguntas aos membros do Conselho Consultivo, além de entender melhor como proporcionar um clima próspero de inovação e avançar no cenário universitário em relação às propostas da ONU.


“Este evento é muito importante porque ele é um dos primeiros presenciais depois de tudo que as instituições de ensino passaram nos últimos dois anos com a pandemia. Ele reúne várias universidades do mundo para discutir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os quais sabemos, lamentavelmente, foram atrasados com a crise da Covid-19. Vamos discutir os comprometimentos que as instituições de ensino superior devem ter com as ODS e como os estudantes devem estar envolvidos nisso”, diz ele.

Ranking

Costa destaca ainda os benefícios do encontro para o Iesb, única instituição da América Latina que se apresentará como expositora. “Primeiro, porque temos a nossa cátedra da Unesco, na qual trabalhamos exatamente com as ODSs. Também, porque o encontro vai mostrar quais as universidades do mundo estão mais comprometidas com esses objetivos, apresentando um ranking dessas IES, mostrando o que elas estão realizando e seus diferentes impactos. Então, é muito importante o Iesb estar presente”., completa o reitor.


Costa participará ainda de um encontro reservado promovido pelo KTH Royal Institute of Technology, para o qual foram convidados poucos líderes da educação no mundo, onde será tratado o tema “Internacionalização responsável para uma sociedade mais sustentável e Igualitária”.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação