LIDERANÇA

UnB é a 1ª do país em educação de qualidade, saúde e bem-estar

Times Higher Education Impact avalia as políticas internas e o compromisso com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das ONU

Eu Estudante
postado em 27/04/2022 18:51 / atualizado em 27/04/2022 19:36
 (crédito:  Walterson Rosa/Divulgação UnB)
(crédito: Walterson Rosa/Divulgação UnB)

A Universidade de Brasília (UnB) figura, pela primeira vez, no topo do Times Higher Education (THE) Impact, que avalia as políticas internas e o compromisso com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas. No ranking geral de 2022, a UnB ocupa a 1ª posição entre as instituições federais e aparece empatada em 3º lugar, nacionalmente, com a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além disso, a UnB obteve a 1ª posição nacional nos ODS 3 – saúde e bem-estar – e ODS 4 – educação de qualidade.

O ranking, que vai além do desempenho das universidades em pesquisa, foi divulgado no início desta semana. “É um resultado excelente. Fruto de esforço coletivo de muitas áreas da universidade comprometidas com a sustentabilidade em seu sentido mais profundo. A instituição universidade precisa, cada vez mais, pautar suas ações com foco na sustentabilidade e estabelecer o patamar necessário para o desenvolvimento do país", explica a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional da UnB, Denise Imbroisi.

Evidências

Imbriosi destaca que muitos parceiros auxiliaram no processo de coleta das informações e se dedicaram sobremaneira para entender e analisar as avaliações do ranking. E explica que no THE Impact Rankings, embora os números relacionados à pesquisa também sejam considerados, as análises levam em consideração, predominantemente, ações e políticas institucionais comprovadas por evidências, como os relacionados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Para ser classificada no THE, a instituição de ensino superior deve encaminhar evidências do ODS 17 (parcerias e meios de implementação) e, pelo menos, outros três, à sua escolha.

No mundo, a UnB classificou-se na faixa 201-300 entre 1.406 instituições analisadas. A melhor colocação da universidade ocorreu no ODS 4 – qualidade da Educação –, ficando na posição 55 entre 1.180 instituições do mundo; no ODS 3 – saúde e bem-estar –, obteve o 95° lugar entre 1.101 universidades; e no ODS 8 – trabalho decente e crescimento econômico –, ficou na faixa 101-200, de um total de 849 instituições. No ODS 17, está entre 401-600 de 1.438 universidades. O ODS 17 tem o peso de 22% e os demais, 26% na avaliação.

O processo de ingresso no THE Impact teve início em 2019, com o estudo feito pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais, do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), de mapeamento de cada ODS e os indicadores que precisariam ser coletados.

Força-tarefa

Em 2020, a UnB reuniu especialistas de diferentes áreas da instituição em um grupo de trabalho para coletar as informações. O processo foi finalizado no ano passado, quando a comissão de indicadores de desempenho acadêmico instituiu grupos temáticos de trabalho e um deles ficou responsável por levantar os dados dos ODS na UnB e sistematizar as informações para o ranking.

O projeto de desenvolvimento institucional, sob a coordenação do professor Dalton Lopes Martins (FCI), em conjunto com a diretoria de avaliação e informações gerenciais (DAI/DPO), coletou os dados em várias bases. "O desafio, agora, é continuar com esse trabalho para os próximos anos”, avalia o diretor da DAI, Guilherme Viana.

A UnB submeteu informações também relacionadas ao ODS 1 – erradicação da pobreza e ao ODS 16 – paz, justiça e instituições eficazes. “Fomos bem também, mas o destaque maior foi para os ODS 3 e 4. Temos mais um instrumento importante para acompanhar o trabalho de sustentabilidade da
Universidade e também para nos certificarmos de que estamos em sintonia com as melhores práticas de todo o mundo na temática”, conclui Imbroisi.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação