Pioneirismo

Pesquisadora Helena Nader assume a Academia Brasileira de Ciências

Primeira mulher a ocupar o cargo na instituição quer promover a igualdade de gênero e pluralidade na ciência

Eu Estudante
postado em 05/05/2022 20:17 / atualizado em 05/05/2022 20:17
A biomédica Helena Nader é a primeira mulher a presidir a centenária Academia Brasileira de Ciências -  (crédito: ABC/Divulgação)
A biomédica Helena Nader é a primeira mulher a presidir a centenária Academia Brasileira de Ciências - (crédito: ABC/Divulgação)

A biomédica Helena Bonciani Nader, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em seus 106 anos de existência, foi empossada nesta quarta-feira (4/5), em cerimônia realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ).

O resultado da eleição reforça um movimento da ABC por maior representatividade de gênero em seus quadros. Recentemente, a entidade também elegeu, pela primeira vez, mais mulheres do que homens como membros titulares para o ano de 2022 (entre os 13 nomes escolhidos para a categoria, oito são mulheres).

Professora titular na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ela foi escolhida, em eleição, no último dia 29 de março, durante a assembleia-geral da ABC, contando com 398 votos a favor e 22 abstenções. A pesquisadora encabeçou chapa única no pleito e assume o cargo pelo triênio 2022-2025.

Vice-presidente da ABC desde 2019, Helena Nader sucede o físico Luiz Davidovich. A vice presidência será ocupada pelo químico Jailson Bittencourt de Andrade, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atuante no Centro Universitário Senai-Cimatec.

"Me considero uma pessoa privilegiada por ter tido tantas oportunidades na vida e por estar, agora, presidindo, como mulher, uma instituição centenária, ao lado de uma diretoria da mais alta qualidade. Espero que possamos motivar ainda mais a ciência brasileira", declarou a nova dirigente da ABC.

Em suia trajetória, Helena Nader conciliou atividades de pesquisa ao exercício de cargos administrativos em destacadas instituições científicas, como a presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 2011 e 2017, entidade onde atualmente é a presidente de honra.

A pesquisadora da Unifesp também ocupou a presidência da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) nos anos de 2009 e 2010 e é co-presidenta da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS).

Com bacharelado em Ciências Biomédicas pela Unifesp e licenciada em Biologia pela Universidade de São Paulo (USP), Helena Nader tem como objeto de pesquisa a heparina, um composto que evita a coagulação do sangue e impede a formação de trombos. A pesquisadora é bolsista de produtividade nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicou mais de 380 artigos em qualificadas revistas científicas internacionais e já formou 46 mestres e 51 doutores.

Nascida em São Paulo em 1947, ela passou a infância com os pais e a irmã na capital paulista e em Curitiba (PR). Depois da graduação, ingressou no doutorado em ciências biológicas na Unifesp, sob a orientação do acadêmico Carl Peter Von Dietrich (1936-2005), que viria a ser seu companheiro por 22 anos e pai de sua filha Julia. Em 1977, fez pós-doutorado na mesma área pela Universidade do Sul da Califórnia (EUA).

Helena Nader também se destacou desde o início da carreira pelo posicionamento ativo em defesa da ciência, tecnologia, inovação e educação brasileira. Promover a igualdade de gênero e pluralidade na ciência também são pautas prioritárias para a professora.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da ABC

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação