FIES

Prazo para renovação de contratos com Fies é estendido até 30/6

Segundo portaria, o prazo também vale para pedidos de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de dilatação do prazo de utilização do financiamento.

Eu Estudante
postado em 30/05/2022 14:43
 (crédito: João Bittar/CV/D.A. Press)
(crédito: João Bittar/CV/D.A. Press)

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou o prazo para renovação de contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) no primeiro semestre de 2022 para 30 de junho, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a extensão do prazo foi feita para garantir que todos os estudantes pudessem realizar as solicitações e estar em dia com o financiamento. O prazo vale para contratos assinados até dezembro de 2017. Para os que firmaram contratos a partir do primeiro semestre de 2018, referentes ao Novo Fies, o cronograma já foi definido pela Caixa Econômica Federal e será divulgado posteriormente.

Como fazer?

Os pedidos de aditamento (renovação) são feitos inicialmente pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Atendimento (CPSA) de cada instituição de ensino superior. Feito isso, os estudantes devem validar as informações inseridas no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Os contratos devem ser renovados sempre a cada semestre.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do beneficiário no sistema.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação