Future 50

Três brasileiros integram lista mundial de agentes transformadores

Instituído há 53 anos, Project Management Institute (PMI) capacita as pessoas para transformar ideias em realidade

Eu Estudante
postado em 13/07/2022 17:24 / atualizado em 13/07/2022 18:44
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Três brasileiros compõem a lista Future 50, divulgada pelo Project Management Institute (PMI). O rol apresenta uma nova geração de agentes de mudança destemidos e dedicados a deixar um impacto positivo na sociedade, com um pensamento ousado e inovador, para transformar o mundo por meio de projetos notáveis.

Reconhecida por inventar um sistema de purificação de água acessível, a baiana Anna Luisa Beserra prossegue criando novos projetos na área. Aos 15 anos, ela desenvolveu a Aqualuz, tecnologia inovadora que utiliza a luz do sol para tratar a água de cisternas. Dois anos depois, fundou a Sustainable Development and Water for All (SDW), uma organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento de tecnologias que podem tornar o acesso à água e ao saneamento um direito universal.

Anna Luisa Beserra é fundadora da SDW, organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento de tecnologias em tornar o acesso à água e ao saneamento um direito universal
Anna Luisa Beserra é fundadora da SDW, organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento de tecnologias em tornar o acesso à água e ao saneamento um direito universal (foto: Reprodução/LinkedIn)

Seu portfólio de projetos inclui, agora, um dessalinizador solar e um sistema de coleta e tratamento de água da chuva em pontos de ônibus para higienização das mãos. O trabalho de Anna Luisa lhe rendeu um lugar no cenário global, com o prêmio Jovens Campeões da Terra da ONU. Além disso, ela foi a primeira finalista brasileira do Green Tech Award global.

Também incluído na lista Future 50, o carioca David Phyton desenvolveu uma marca de tênis com uma pegada de carbono notavelmente pequena. Há quatro anos, David co-fundou a Cariuma, com sede no Rio de Janeiro, conhecida por seus designs elegantes e colaborações descoladas. Ele fabrica seus calçados, que são vendidos diretamente ao consumidor. A empresa trabalha, exclusivamente, com fábricas éticas e curtumes limpos, utilizando materiais naturais e premium, como bambu, cana-de-açúcar e cortiça, e recicla 100% da água usada em seu processo de produção. No ano passado, a Cariuma se tornou a primeira empresa de calçados de skate a receber a certificação Best for the World B-Corp, por seus esforços de sustentabilidade.

David Phyton, co-fundador da Cariuma, marca de tênis conhecida por seus designs elegantes e colaborações descoladas
David Phyton, co-fundador da Cariuma, marca de tênis conhecida por seus designs elegantes e colaborações descoladas (foto: Reprodução/LinkedIn)

Completando o time de brasileiros transformadores, o paulistano Marcos Zanon está revolucionando a forma de comermos com a inteligência artificial (IA) como “ingrediente secreto”. Chef formado, Marcos lidera a pesquisa e desenvolvimento da NotCo, uma startup chilena que usa uma IA (e um algoritmo chamado Giuseppe) para desenvolver alimentos à base de plantas que imitam os de origem animal, de leite a hambúrgueres vegetais.

Fundada em 2015, a NotCo já está avaliada em cerca de US$ 300 milhões, recebendo investimentos de Jeff Bezos e do cofundador do Twitter Biz Stone. No ano passado, a empresa recebeu uma patente nos EUA para seu algoritmo de fabricação de alimentos e fez sua primeira incursão no hemisfério norte.
De acordo com o diretor-geral do PMI na América Latina, Ricardo Triana, o instituto entrou em contato com centenas de especialistas e públicos de interesse em todo o mundo para ajudar a identificar os homenageados do Future 50 deste ano.

Marcos Zanon integra a equipe da NotCo, startup chilena que usa uma IA para desenvolver alimentos à base de plantas
Marcos Zanon integra a equipe da NotCo, startup chilena que usa uma IA para desenvolver alimentos à base de plantas (foto: Reprodução/LinkedIn)

Segundo ele, um comitê especial reduziu a lista das muitas indicações e, em seguida, a enxugou ainda mais para criar uma relação de homenageados que representasse todo o espectro de regiões, indústrias e realizações na Economia do Projeto. “O que une os Future 50 é o compromisso com projetos como base do impacto transformador, para o hoje e o amanhã”, afirma.

Sobre o PMI

O Project Management Institute (PMI) é uma associação profissional líder em gerenciamento de projetos e a autoridade para uma comunidade global crescente de milhões de profissionais de projetos e indivíduos que usam habilidades de gerenciamento de projetos. Coletivamente, esses profissionais e “agentes de mudança” criam, consistentemente, melhores resultados para empresas, comunidade e sociedade em todo o mundo.

O PMI capacita as pessoas a transformar ideias em realidade. Por meio de advocacia global, networking, colaboração, pesquisa e educação, o PMI prepara organizações e indivíduos em cada estágio de sua jornada de carreira para trabalhar de forma mais inteligente, para que possam impulsionar o sucesso em um mundo de mudanças.

Instituído em 1969, o PMI é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em quase todos os países do mundo, promovendo carreiras, fortalecendo o sucesso organizacional e capacitando profissionais de projetos e agentes de mudança com novas habilidades e formas de trabalho, visando potencializar seu impacto. As ofertas do PMI incluem padrões reconhecidos globalmente, certificações, cursos on-line, liderança de pensamento, ferramentas, publicações digitais e comunidades.

Para ler a lista completa 2022 Future 50 de líderes de projetos destacados em uma nova experiência digital, visite Future 50.

  • Anna Luisa Beserra é fundadora da SDW, organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento de tecnologias em tornar o acesso à água e ao saneamento um direito universal
    Anna Luisa Beserra é fundadora da SDW, organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento de tecnologias em tornar o acesso à água e ao saneamento um direito universal Foto: Reprodução/LinkedIn
  • David Phyton, co-fundador da Cariuma, marca de tênis conhecida por seus designs elegantes e colaborações descoladas
    David Phyton, co-fundador da Cariuma, marca de tênis conhecida por seus designs elegantes e colaborações descoladas Foto: Reprodução/LinkedIn
  • Marcos Zanon integra a equipe da NotCo, startup chilena que usa uma IA para desenvolver alimentos à base de plantas
    Marcos Zanon integra a equipe da NotCo, startup chilena que usa uma IA para desenvolver alimentos à base de plantas Foto: Reprodução/LinkedIn
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação