CONTRA CORTES

Ato em defesa de uma bancada da ciência e educação será amanhã (26)

Manifesto pluripartidário tem mais de 100 assinaturas de pré-candidatos de todas as regiões do país. O evento está marcado às 18h desta terça-feira (26), na SBPC

Eu Estudante
postado em 25/07/2022 14:40
 (crédito: Beatriz Ferraz/Secom UnB)
(crédito: Beatriz Ferraz/Secom UnB)

O Ato público "Eleições 2022: educação e ciência para reconstruir o país" será realizado nesta terça-feira (26), às 18h, no auditório do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB). Com o objetivo de ampliar a visibilidade do movimento pela bancada da educação entre os cientistas brasileiros e a sociedade em geral, o evento ocorre simultaneamente à 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC).

“O nosso movimento tem sua origem na inegável constatação da essencialidade da educação e da ciência para a reconstrução do país e da baixíssima representação desses setores nos espaços de decisão do Brasil, além, é claro, da urgência na reversão do processo em curso de desmonte dessas áreas no país”, destaca o pré-candidato a deputado federal pelo PT, professor Edward Madureira, um dos organizadores do ato público.

Esse evento é mais uma ação de mobilização de pré-candidatos de diversos partidos ao
Congresso Nacional, assembleias legislativas e ao executivo de todas as regiões do país que se articulam pelo fim do desmonte da educação e da ciência. Eles formam o movimento pela bancada da educação, que é endossado por personalidades reconhecidas na área da educação e da ciência.

Estão confirmadas as presenças dos seguintes pesquisadores e dirigentes:

  • Aldo Zarbin, professor da UFPR e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).
  • Helena Nader, professora na Unifesp, presidente da Academia Brasileira de Ciências e presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
  • Isaac Roitman, professor emérito da UnB e ex-diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
  • Sergio Rezende, professor emérito da UFPE e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.
  • Lúcia Melo, pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, ex-presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e ex-secretária de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
  • Soraya Soubhi Smaili, ex-reitora da Unifesp e coordenadora do SOU_CiÊNCIA.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação