BOLSA

Programa de bolsa integral para o Reino Unido abre inscrições em 2 de agosto

Iniciativa busca apoiar futuros líderes e cobre todas as despesas do bolsista durante a permanência nas universidades da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte

Diogo Albuquerque*
postado em 29/07/2022 16:34 / atualizado em 29/07/2022 21:11
Reunião da embaixadora encarregada, Melanie Hopkins, com ex-bolsistas na embaixada britânica -  (crédito: Embaixada do Reino Unido)
Reunião da embaixadora encarregada, Melanie Hopkins, com ex-bolsistas na embaixada britânica - (crédito: Embaixada do Reino Unido)

O programa Chevening Scholarships, iniciativa que oferece bolsas de estudo integrais no Reino Unido para alunos de mais de 160 países (incluindo o Brasil), abrirá inscrições, na próxima terça-feira (2), para programas de mestrado com um ano de duração em diversas universidades. Os interessados têm até 2 de novembro para se inscrever pelo site.

A bolsa cobre desde a emissão do visto para o Reino Unido até taxas administrativas da universidade. Além disso, os alunos selecionados recebem uma quantia mensal em dinheiro para despesas pessoais e  auxílio financeiro para instalação no país. O programa concedeu 50 mil bolsas no mundo todo. No Brasil, cerca de 2 mil pessoas foram contempladas.

A embaixadora encarregada do Reino Unido, Melanie Hopkins, afirma que o objetivo do programa é identificar e apoiar futuros líderes em todas as áreas. “Buscamos jovens com capacidade de liderança que estudarão ao lado de futuros líderes de diversos países”, disse. Os estudantes selecionados terão a oportunidade de ampliar a rede de contatos e estudar em universidades  renomadas.

Hopkins encoraja os jovens a se candidatarem. “A minha mensagem é de que os jovens interessados se inscrevam, porque é uma oportunidade única e uma experiência enriquecedora que muda a vida”, afirma, observando que o programa é voltado a pessoas de todos os níveis socioeconômicos.

O bolsista precisa ter experiência profissional de, pelo menos, dois anos, em estágios remunerados ou não. Trabalho voluntário também é válido e conta como experiência. Os responsáveis pelo programa avaliam, ainda, a vontade de aplicar em seu país de origem os conhecimentos adquiridos no Reino Unido.

Processo seletivo

O processo seletivo é divido em duas fases. Na primeira, o candidato faz a inscrição por meio do site do programa e preenche um formulário on-line com os cursos que gostaria de fazer. Em seguida, envia a documentação exigida, que inclui diplomas, histórico acadêmico, carta de aceitação das universidades e cartas de recomendação.

Na segunda etapa os candidatos são convidados para uma entrevista em inglês na Embaixada Britânica (em Brasília) ou em cidades que tenham consulado britânico (Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo).

No último ciclo do programa (22-23) foram selecionados 50 brasileiros de 15 estados do país. Eles viajarão em setembro para estudar em 24 universidades britânicas na Inglaterra, Escócia e País de Gales.


*Estagiário sob a supervisão de Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação