Eu, Estudante

Excelência

UnB é avaliada como a 15ª melhor universidade da América Latina

Ranking do Times Higher Education (THE) Latin America analisou 197 instituições de ensino superior de 13 países

A Universidade de Brasília (UnB) é a 15ª melhor da América Latina entre 197 instituições de ensino superior de 13 países latino-americanos, segundo o ranking de avaliação Times Higher Education (THE) Latin America, divulgado nesta quinta-feira (14). Nesta edição, novas 20 universidades, entre públicas e privadas, compõem a lista. A classificação da UnB representa avanço de uma posição em relação ao ano passado. Doze instituições brasileiras figuram na nova lista do THE.

A UnB também subiu uma colocação entre as 76 universidades brasileiras avaliadas, ficando no 11º lugar. Além disso, houve avanço de uma posição quando comparada às 39 universidades federais classificadas (duas a mais do que em 2021), alcançando a 6ª posição.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, declarou que, mesmo em meio às críticas ao ensino superior público e aos cortes orçamentários, a instituição segue com o compromisso de oferecer ensino, pesquisa e extensão de excelência. “Sinto muito orgulho de ver a universidade avançando em colocações nos rankings”, disse.

A UnB passou a integrar o ranking em 2017 e, desde então, vem em uma tendência de melhora na sua classificação. O THE avalia as instituições em cinco eixos: ensino, pesquisa, citações, inserção internacional e renda com a indústria.

A pontuação geral da UnB no THE foi de 75,2. O cálculo foi baseado nas seguintes notas: 55,1 em citações; 47,6 em inserção internacional; 91,5 em renda com a indústria; 81,1 em pesquisa; e 85,5 em ensino. No eixo renda com a indústria, conquistou um aumento expressivo (59,7%) na comparação com 2021. E obteve a quinta pontuação mais alta entre universidades brasileiras.

"É bastante significativo o crescimento nesse eixo que avalia a capacidade da universidade de contribuir com o mercado em inovações, invenções e consultoria. Mostra que estamos no caminho certo ao ampliar o diálogo com a sociedade, transferir conhecimento, atrair financiamento e encaminhar profissionais ao mercado de trabalho. Os indicadores evidenciam a qualidade institucional", ressalta a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

Ela pontua, ainda, que a UnB tem se destacado, a cada ano, pela excelência acadêmica. "Isso é reflexo dos esforços da comunidade acadêmica e mostra o nosso compromisso com as atividades-fim da Universidade. Estamos entre as 15 melhoras da América Latina graças ao financiamento institucional a editais de apoio à publicação de artigos científicos e à garantia da manutenção dos auxílio a estudantes da Universidade. Além disso, melhoramos nossos sistemas de coleta de dados para quantificar nossos índices", afirma.

As 20 melhores universidades da América Latina

1. Pontifícia Universidade Católica do Chile - Chile

2. Universidade de São Paulo (USP) - Brasil

3. Universidade de Campinas (Unicamp) - Brasil

4. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Brasil

5. Instituto de Tecnologia de Monterrey - México

6. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Brasil

7. Universidade do Chile - Chile

8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil

9. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

10. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - Brasil

11. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil

12. Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Brasil

13. Universidade dos Andes - Colômbia

14. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Brasil

15. Universidade de Brasília (UnB) - Brasil

16. Universidade Nacional Autônoma do México -México

17. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Brasil

18. Universidade Nacional da Colômbia - Colômbia

19. Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Brasil

20. Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil