EPIDEMIA

UnB desautoriza suspensão de atividades devido à varíola dos macacos

Em nota, administração superior da instituição ressalta que não está autorizada a suspensão de atividades acadêmicas ou administrativas em decorrência da doença

Eu Estudante
postado em 05/08/2022 17:48
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Universidade de Brasília (UnB) anunciou na manhã desta sexta-feira (5), por meio de nota, que não autorizou a suspensão de atividades acadêmicas ou administrativas em decorrência da varíola dos macacos (monkeypox). O anúncio oficial ocorreu após a notificação de suspensão de aulas presenciais na Faculdade de Comunicação (FAC), na tarde desta quinta-feira (4), em turmas de duas disciplinas, depois que dois alunos do curso tiveram contato com pessoas que testaram positivo para a doença.

Em nota assinada pela reitora Márcia Abrahão, a universidade afirma que "permanece atenta a todos os desdobramentos relativos a este assunto e reitera seu compromisso com a saúde dos servidores, estudantes e trabalhadores terceirizados, com diálogo e transparência”.

A diretora da Faculdade de Comunicação (FAC), Dione Moura, confirma que as atividades não foram suspensas mas, sim, colocadas provisoriamente em modelo domiciliar, visando a proteção dos funcionários, docentes e discentes. “A decisão não se aplica a FAC, porque nós não suspendemos as atividades. As aulas foram provisoriamente colocadas em modelo domiciliar”, afirma.

Dione informou que a FAC aguarda orientações do Núcleo de Vigilância em Saúde da UnB para tomar as próximas decisões. A diretora conta que foi solicitado um posicionamento para o setor. Porém, a falta de respostas a fez tomar uma medida preventiva e adotar o modelo domiciliar nessas disciplinas. O envio de orientações, até o momento, está sem previsão.

Ainda na nota, a UnB afirma que segue as orientações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (www.saude.df.gov.br/monkeypox) e ressalta que todas as unidades de saúde do DF estão preparadas para acolher pessoas com suspeita de contaminação pelo vírus da varíola símia (monkeypox – MPX).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação