MANIFESTAÇÃO

DCE da UnB convoca para ato na Esplanada no Dia do Estudante

Manifestação está marcada para as 15h do dia 11/8, em frente ao Museu Nacional. Ato contará com participação de 16 entidades

Eu Estudante
postado em 09/08/2022 18:18
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

Em defesa da educação e da democracia, entidades do movimento estudantil como União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (DCE-UnB) convocam ato nacional unificado para esta quinta-feira (11), a partir das 15h. A concentração será em frente ao Museu Nacional e os manifestantes pretendem sair em passeata rumo ao Congresso Nacional. A manifestação marca o Dia do Estudante, com mobilizações contra os sucessivos cortes na pasta da educação.

Na Universidade de Brasília, o DCE Honestino Guimarães encaminhou nota aos departamentos e unidades acadêmicas informando e solicitando paralisação estudantil, com suspensão das aulas ou desconsideração das faltas, em caso de impossibilidade de cancelamento das atividades. Entre as entidades que participam do ato estão a Associação dos Docentes da UnB (ADUnB) e o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF).

A manifestação ocorre em outras 20 capitais, além do Distrito Federal: Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Goiânia (GO), São Luiz (MA), Belo Horizonte, (MG), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belém (PA), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Recife (PE), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Aracaju (SE).

As entidades seguirão com calendário de mobilização permanente. Além dos dias 11 e 13 de agosto, no dia 7 de setembro movimentos sociais voltam às ruas no tradicional Grito dos Excluídos. Três dias depois, no dia 10, movimentos populares e outras entidades da sociedade civil estarão nas ruas, novamente em defesa da democracia, contra os cortes na educação e por eleições livres.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação