Estão abertas as inscrições para o programa Prep Estudar Fora, que capacita alunos brasileiros que sonham em fazer graduação fora do país, sobretudo em universidades norte-americanas. Os interessados podem preencher o formulário de inscrição. Organizado pela Fundação Estudar, o curso é totalmente gratuito.
Para participar do Prep Estudar Fora são necessários requisitos como estar cursando o penúltimo ou último ano do ensino médio em 2022; ter encaminhado candidatura para alguma instituição de ensino superior estrangeira entre 2023 e 2024; comprovar alto desempenho acadêmico ao longo do ensino médio; ter histórico considerável em atividades extracurriculares e dominar o idioma inglês.
Os selecionados para o programa receberão mentoria individualizada de especialistas que também passaram pelo processo de candidatura e foram aceitos em grandes universidades estrangeiras. O Prep Estudar Fora ainda ajuda os alunos a ter acesso a bolsas de estudo e, em caso de necessidade financeira comprovada, também oferece apoio para a realização de determinadas etapas da application.
Além disso, o candidato precisa preencher o formulário com dados pessoais e um outro sobre suas atividades extracurriculares, e comprovar a conquista de prêmios acadêmicos. Além disso, será necessário enviar uma redação em inglês e um vídeo de apresentação. Por último, realizar testes de lógica e inglês.
Os jovens que forem pré-selecionados participarão de uma entrevista on-line, em inglês, com a comissão avaliadora do programa. Os que forem aprovados nesta etapa participarão de um painel, também de forma on-line, simultaneamente com outros candidatos, com duração prevista de duas horas.
A estudante Sofia Santos de Oliveira, 18 anos, foi uma das jovens selecionadas no último Prep Estudar Fora. A mineira teve uma infância difícil e estudou boa parte da vida em escola pública, até conseguir uma bolsa em uma das melhores escolas particulares de Belo Horizonte. Agora, ela se prepara para fazer a graduação fora do país. Sofia foi aprovada em três das melhores universidades dos Estados Unidos: Harvard, Stanford e Yale.
A estudante decidiu ir para Harvard, na qual é graduanda em química e ciências sociais, com foco em educação e saúde pública. “O Prep foi fundamental na minha aprovação em Harvard, pois pude fazer todo o processo preparatório na prática e, ao longo do ano, fui me preparando para os processos seletivos. Foi essencial, também, pelos aprendizados técnicos e teóricos, onde eu pude entender as partes burocráticas do processo, além de ter tido acompanhamento e mentoria individualizados”, diz Sofia.