Integração

Unila abre vagas para estudantes indígenas em 29 cursos de graduação

São 114 vagas, com inscrições até 4 de setembro, para jovens indígenas do Brasil e de outros países da América Latina e do Caribe

Eu Estudante
postado em 24/08/2022 20:04
 Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) abre 114 vagas para estudantes indígenas em 29 cursos de graduação. -  (crédito: Divulgação)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) abre 114 vagas para estudantes indígenas em 29 cursos de graduação. - (crédito: Divulgação)

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) abriu vagas para estudantes indígenas em 29 cursos de graduação. A instituição de ensino superior fica em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com a Argentina e o Paraguai. São 114 vagas destinadas a jovens que pertençam a aldeias, comunidades e grupos indígenas do Brasil e de outros países da América Latina e do Caribe. O edital que regulamenta o ingresso de estudantes indígenas foi lançado nesta semana, com inscrições gratuitas, que devem ser realizadas na página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da instituição até 4 de setembro.

A Unila realiza seleções específicas para integrantes de povos indígenas desde 2018. No último processo seletivo, no primeiro semestre de 2022, a instituição recebeu 359 inscritos de 70 etnias do Brasil e outros sete países da América Latina. "A modalidade de ingresso da UNILA é exclusiva no Brasil", explica o professor Clóvis Brighenti, que integra a Banca do Processo Seletivo de Indígenas (PSIN), observando que os candidatos não precisam se deslocar para fazer prova ou vestibular. A avaliação, realizada por meio da análise das notas do ensino médio, valoriza atividades praticadas nas escolas indígenas. "Isso permite que indígenas presentes em diferentes países e em diferentes estados brasileiros possam concorrer às vagas e em condições de igualdade”, afirma o professor.

Seleções internacionais

Além da Seleção de Indígenas, a Unila também promove outros dois processos seletivos voltados a alunos estrangeiros. O Processo Seletivo Internacional (PSI) oferta 480 vagas para estudantes de países da América Latina e do Caribe. As inscrições do PSI terminam em 31 de agosto. Já a Seleção de Estudantes Refugiados e Portadores de Visto Humanitário abriu inscrições nesta segunda-feira (22).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação