A União Nacional dos Estudantes (UNE) realizará, nesta quarta-feira (31), às 9 horas, um tuitaço solicitando a prorrogação das inscrições para o Fies. De acordo com a organização, um documento foi protocolado mas ainda não obtiveram respostas do Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a presidente da UNE, Bruna Brelaz, todos os processos de programas para o acesso ao ensino superior apresentam problemas e dificuldades. "Existe um desmonte em curso, não é coincidência. É falta de projeto de educação na verdade. Pedimos a prorrogação para que nenhum estudante fique para trás, nem seja mais prejudicado", afirma.
O período de inscrições para o financiamento durou apenas três dias, de 9 a 12/8. Em texto publicado nas redes sociais, a UNE afirma que “o resultado saiu dia 16 de agosto, 10 dias atrás. No entanto, o ministério atrasou as chamadas e não tem previsão para iniciar essa etapa, se recusando a prorrogar os prazos”.
A UNE também destaca que esta é uma “iniciativa da entidade [que] surge porque recebemos inúmeras reclamações e sentimos que processos de matrícula estão cada vez mais conturbados para o ingresso no ensino superior”.
Aplicativo Do Fies
A Caixa Econômica Federal lançou, nesta terça-feira (30), o aplicativo Fies Caixa, outro canal de atendimento que permite a renegociação com descontos de até 99%. O software entra em vigor em 1/9.
Com o aplicativo, estudantes e ex-estudantes que fizeram a contratação por meio da Caixa também podem consultar dados do contrato e gerar boletos. Segundo a instituição, cerca de 1,85 milhão de clientes devem ser beneficiados com o novo canal.
O período de renegociação, que começa na próxima quinta-feira (01/09), vai até 31 de dezembro deste ano.