RECONHECIMENTO

Ibañez Ruiz é agraciado com título de doutor honoris causa pela UnB

Com atuação marcante em formulações de políticas públicas, ex-reitor da instituição alerta para a necessidade de investimentos pesados na educação

Jáder Rezende
postado em 20/09/2022 18:07 / atualizado em 20/09/2022 20:21
Ibañez Ruiz:
Ibañez Ruiz: "Continuarei trabalhando pela educação causa enquanto estiver na validade" - (crédito: Arquivo pessoal)

Com atuação marcante na formulação de políticas públicas educacionais, o professor Antonio Ibañez Ruiz é o mais novo doutor honoris causa da Universidade de Brasília(UnB). Aos 79 anos, Ibañez Ruiz, que dispensou intensa participação no cenário nacional no esforço pela causa da educação, assegura que pendurar as chuteiras nunca esteve em seus planos. “Vou continuar trabalhando pela educação. Darei todo o meu suor à causa enquanto estiver na validade”, afirma o mestre, que revelou estar trabalhando em sua autobiografia romanceada.

“Recebo essa honraria com o maior orgulho e grande satisfação, representa, conforme justificaram, a minha trajetória na UnB e também o reconhecimento por minha atuação em políticas públicas”, disse.

Maior honraria da UnB, o título de doutor honoris causa foi concedido, por aclamação, pelo Conselho Universitário da universidade, por sua dedicação à instituição e à causa da educação. A aprovação do título ocorreu na última sexta-feira, dia 16.

Ibañez Ruiz alerta que a defasagem na educação em decorrência da pandemia de covid-19 deve ser corrigida com investimentos pesados, a exemplo do tratamento dispensado na área de saúde. “A educação teve problemas seríssimos com a pandemia. É necessário que haja investimentos pesados, por pelo menos dois anos. Caso contrário, carregaremos esse grande peso por anos e anos”, afirma.

Trajetória

Engenheiro de formação, nascido na Espanha e radicado no Brasil desde os anos 1960, Ibañez começou a dar aulas na UnB, em 1967, no departamento de Engenharia Mecânica e foi reitor da instituição no período de 1989 a 1993.

Nos anos de 1980, foi presidente da Associação dos Docentes da UnB e secretário da antiga Associação Nacional dos Docentes da Educação Superior (Andes), hoje Sindicato Nacional. Foi Decano de Assuntos Comunitários, de 1985 a 1987.

Entre 1995 e 1998, foi secretário de Educação do DF, nomeado pelo ex-governador Cristovam Buarque. Durante a década de 2000, foi Secretário Nacional de Ensino Médio e Tecnológico e Secretário Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, ambas do Ministério de Educação (MEC). Foi, também, conselheiro na Câmara de Educação básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), e ocupou o cargo de secretário executivo adjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em 2012 foi indicado conselheiro da Câmara de Educação Básica do CNN.

Formado em engenharia mecânica, na USP, câmpus de São Carlos, obteve o título de Master na Coordenação dos Cursos de Pós-graduação (COPPE), da UFRJ, em 1972. Nos dois anos seguintes, pediu licença sem vencimentos, para estudar na Espanha e, em 1977, obteve o Ph.D. na Universidade de Birmingham, na Inglaterra. No ano seguinte, ingressou pela segunda vez na UnB.

Publicou os livros As políticas de educação básica na Espanha: comentários a respeito da política de educação básica no Brasil e Sugestões para melhorar a educação básica: estudo comparativo entre a Espanha e o Brasil. É coautor do livro Em tempos de pensamento inquieto (Universidade de Brasília – 1990/1993).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação