Eu, Estudante

RACISMO

Universidade expulsa aluna depois de postagens racistas

Os comentários discriminatórios foram direcionados aos alunos que custeiam cursos nas universidades pelo Fies

A estudante do curso de Direito que é acusada de atos racistas ao comentar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Na terça-feira (20/09) o pró-reitor acadêmico do Centro Universitário Nobre (Unifan), Gustavo Checcucci, anunciou a expulsão de Beatriz Lobo da instituição. O anúncio foi seguido de aplausos da comunidade acadêmica presente.

Beatriz, que estava no sétimo período do curso, publicou na conta no Twitter a frase “odeio Lula porque ele inventou o Fies e colocou um monte de desgraça na minha faculdade” no dia 14 de setembro. Outra pessoa respondeu “um monte de *****”. A aluna então teria perguntado: “Preto ou pobre?”.

As mensagens, que foram compartilhadas, causaram revolta de colegas de universidade e de pessoas de fora do ambiente acadêmico. Depois da repercussão, as duas contas foram deletadas do Twitter. Os alunos da Unifan organizaram uma manifestação em frente à instituição para repudiar ações discriminatórias, cobrar posicionamento da reitoria e a expulsão de Beatriz.

Antes do anúncio da expulsão, a Unifan divulgou uma nota de repúdio às ações da aluna e afirmando que as mesmas não condizem com os valores e políticas da instituição. “Deste modo, esclarecemos que o caso será apurado para que sejam tomadas as medidas administrativas e legais cabíveis”, diz a nota.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por UNIFAN (@unifaan)