Saúde

Alunos são contaminados por água no câmpus da UFPB, em Areias

Estudantes começaram a passar mal dia 7 de outubro, após beberem água e se alimentarem em Restaurante Universitário

Eu Estudante
postado em 19/10/2022 19:35 / atualizado em 19/10/2022 19:54
Estudantes da UFPB denunciam contaminação em água usada no restaurante universitário, em Areia -  (crédito: Divulgação/UFPB)
Estudantes da UFPB denunciam contaminação em água usada no restaurante universitário, em Areia - (crédito: Divulgação/UFPB)

Alunos do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB), no município de Areia, relataram problemas gastrointestinais após usarem os bebedouros e fazer refeições no restaurante da instituição durante as últimas duas semanas.

A princípio, as suspeitas eram de uma virose entre alguns alunos ou uma contaminação cruzada entre alimentos servidos pela companhia Líder Refeições, responsável pela gerência e manutenção do Restaurante Universitário do Câmpus.

A principal suspeita recaiu sobre a água fornecida pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA), e também sobre a universidade, após o resultado de duas análises, ambas com amostras colhidas em vários locais do CCA. Uma das pesquisas foi realizada pela professora de química analítica, Maria Betânia Hermenegild, e a outra pela empresa responsável pelo restaurante, que constatou não haver problemas com os alimentos servidos.

Após a aparição de demais casos, a universidade decidiu interditar os bebedouros coletivos e servir apenas comidas passadas por processo de cozimento e suco feito com água antes fervida, até a suspeita sobre o fornecimento de água ser comprovada.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação