POLÊMICA

Entidades estudantis vão processar deputado Bibo Nunes por danos morais

UNE e UEE RS repudiam falas do parlamentar, que sugeriu "queimar" estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mariana Andrade*
postado em 21/10/2022 19:30 / atualizado em 21/10/2022 20:02
 (crédito: Pablo Valadares/Camara dos Deputados)
(crédito: Pablo Valadares/Camara dos Deputados)

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE RS) decidiram protocolar uma ação judicial contra o deputado federal Bibo Nunes (PL) por danos morais coletivos. O processo é relacionado ao vídeo no qual o político sugere que os alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) “merecem ser queimados vivos” por estarem protestando contra o sucateamento na educação e a favor do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com a dirigente da UNE, Bruna Brelaz, 27 anos, as duas entidades decidiram abrir o processo devido às declarações do deputado que, ainda segundo ela, “atentam à integridade psicológica de todas as pessoas envolvidas na tragédia de Santa Maria”.

A @uneoficial irá processar Bibo Nunes judicialmente, por danos morais coletivos causados aos estudantes e a toda população de Santa Maria, já tão castigada pela lembrança da tragédia ocorrida na Boate Kiss que esse infeliz trouxe à tona pra promover seu discurso de ódio.

— Bruna Brelaz (@brunabrelaz) October 21, 2022

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Eu, Estudante (@euestudantecb)

No vídeo, Bibo Nunes cita o filme Tropa de Elite. “Pegaram aqueles coitadinhos, aqueles riquinhos... queimaram vivo dentro de pneus. É isso que esses estudantes alienados, filhos de papai que tem grana merecem", exclamou o parlamentar, durante a live transmitida em 9 de outubro. O deputado disse, ainda, que os estudantes "pegam dinheiro do papai e da mamãe para comprar drogas de traficantes”.

Para Brelaz, além de absurda e brutal, as declarações do deputado são criminosas. “É importante garantir que esses tipos de falas não tenham espaço”, contesta. “Não se pode confundir liberdade de expressão com ataques a grupos e pessoas. Ele [Bibo Nunes] demonstrou desprezo para com todos os estudantes do Brasil”, completa.

“A maior representatividade que podemos oferecer para os estudantes é entrar com esse processo judicial para que, no mínimo, esse deputado se retrate publicamente”, afirma.

Confira a nota de repúdio escrita pelo presidente da UEE RS Airton Silva no final da matéria.

O que diz o Deputado

O deputado Bibo Nunes declarou ao Eu Estudante que não se incomoda com a ação a ser movida pelas entidades estudantis, alegando que "elas têm todo o direito”. Negou ter incentivado "matar alguém queimado" e afirmou que nunca cogitou esse tipo de punição aos alunos.

Segundo ele, os trechos do vídeo viralizado nas redes sociais foram "tirados de contexto" e que, na verdade, sua intenção era “apenas alertar os jovens a não entrar nessa onda de protestos partidários e se envolver com traficantes”. Argumentou, ainda, que pode, sim, colocar os jovens na mesma situação mostrada no filme Tropa de Elite.

Em meio ao cenário de intolerância política norteado por fake news, Bibo Nunes afirma estar sendo "perseguido". "A esquerda está tentando me atingir por ser apoiador do presidente Jair Bolsonaro", afirmou, admitindo que seu único erro foi expressar-se "de maneira inflada”. O real intuito, disse, foi chamar a atenção dos jovens.

Além disso, alegou que alguns elementos desses grupos "estão sempre envolvidos em protestos e fazem uso de drogas ilícitas". “Todos sabemos que uma boa parte dos alunos das universidades usam maconha”, acusa.  "As universidades devem ser espaços para cultivar a educação e formação profissional, não incentivar protestos”, defende.

Confira, na íntegra, a nota de repúdio da UEE RS

Bibo Nunes, os estudantes merecem respeito!

Nova onda de ataque dos inimigos da educação, nós estudantes gaúchos não aceitaremos intimidação.

A educação pública vem sendo atacada pelo governo federal e seus aliados desde que Bolsonaro assumiu a presidência. Cortes orçamentários, desrespeito à autonomia universitária, criminalização do movimento estudantil e mesmo assim nossas universidades não pararam! A maior parte da produção científica do nosso país é desenvolvida na universidade, estamos nos rankings de melhores universidades da América Latina e do Mundo, formamos excelentes profissionais e no período mais recente fomos essenciais no controle da pandemia.

O que leva o bolsonarismo a nos escolher como inimigos? A universidade pública é capaz de transformar a sociedade! Essa semana fomos surpreendidos por mais uma série de ataques do Deputado Federal não reeleito Bibo Nunes (PL) que ataca estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, com desrespeito e requintes de crueldade ao dizer que merecem “morrer queimados”.

Santa Maria viveu em 2013 uma das maiores tragédias do estado e do país, o incêndio da Boate Kiss. Era uma festa universitária que teve 242 mortos e mais de 630 feridos! Uma ferida aberta em todo nosso estado por um ocorrido tão triste e cruel. O que leva um deputado a dizer que os estudantes merecem “morrer queimados”, justamente em uma universidade marcada por essa tragédia que vitimou em sua maioria membros da comunidade acadêmica dessa instituição?

Nós da União Estadual dos Estudantes (UEE RS) repudiamos mais esse ataque cruel proferido por Bibo Nunes, nos solidarizamos com os colegas e reforçamos nosso compromisso em derrotar todos os inimigos da educação e aqueles que fazem da política instrumento de ódio e barbárie. É preciso construir um novo período em nosso país, com a educação e o povo valorizados e como cantou Milton Nascimento “A história é um carro alegre cheio de um povo contente que atropela indiferente todo aquele que a negue”. Eles não passarão!

Airton Silva - Estudante de Saúde Coletiva da UFRGS e Presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE RS)

*Estagiária sob a supervisão de Jáder Rezende

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação