PREP

Programa Prep Pós-Graduação está com inscrições abertas

Curso on-line e gratuito oferecido pela Fundação Estudar prepara jovens que sonham em fazer pós-graduação no exterior

Eu Estudante
postado em 06/12/2022 16:34 / atualizado em 06/12/2022 16:41
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

A Fundação Estudar e a Fundação Lemann se uniram para lançar o Prep Pós-Graduação, curso online e gratuito que prepara jovens que sonham em fazer uma pós-graduação em outro país, mas não sabem por onde começar.

A iniciativa tem o objetivo de ampliar o acesso dos brasileiros à educação no exterior, especialmente entre jovens pretos, pardos e de baixa renda. O curso, com 12 horas de conteúdo gravado, mentorias e workshops ao vivo, reúne todo o conhecimento necessário para desmistificar o processo de aplicação de pós-graduação no exterior. São abordados pontos como a possibilidades de bolsas, dicas de redução de custos de candidatura, estrutura dos testes de idiomas, cartas de recomendação e marketing pessoal. Os interessados podem efetuar a inscrição neste link.

O projeto viabiliza a entrada de estudantes oriundos de diversos contextos sociais em universidades do exterior. Um dos participantes foi o filho de empregada doméstica e de servente semialfabetizado, Giovani Rocha, 30 anos, único, entre quatro irmãos, a completar o ensino médio. Hoje graduado em economia pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), ele vê no Prep uma importante ferramenta de transformação social.

Natural de Piedade, Bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, Rocha cursa doutorado em políticas antirracistas na Universidade da Pensilvânia, oportunidade viabilizada pelo programa Prep Pós-Graduação, curso on-line e gratuito oferecido pela Fundação Estudar, que prepara jovens que sonham em fazer uma pós-graduação em outro país. O programa está com inscrições abertas e os interessados devem se inscrever pelo link.

Rocha, que sempre estudou em instituições públicas, do ensino básico ao superior, conta que recebeu uma ótima formação e que as escolas abriram portas para um futuro melhor. E foi por isso que, logo após completar o ensino médio, com muita dedicação e esforço, o carioca passou em dois cursos, engenharia e matemática, por intermédio do vestibular.

“Não consegui me identificar com esses cursos. Fiquei apenas um semestre em ambos e depois optei por
economia”, diz.

O estudante comenta, ainda, que o período em que estudou na Ibemec foi justamente quando se deparou com estruturas completamente elitistas, realidades diferentes do seu cotidiano. Ele destaca que estudou ao lado de vários sucessores de grandes empresas brasileiras, como um dos filhos de Eike Batista, empresário conhecido por investir e lucrar na mineração, em especial minério, petróleo e gás.

Rocha participou de intercâmbio durante o ensino médio, viabilizado pelo projeto jovens embaixadores, iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA, no Brasil coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América.

Essa oportunidade única, segundo ele, ampliou seus horizontes, permitindo-lhe sonhar com a possibilidade de futuro fora das fronteiras brasileiras.

Em sua experiência profissional ele trabalhou na Secretaria Estadual de Educação do Pará e auxiliava na implementação de politica educacional. Em seguida, exerceu o cargo de consultor do Banco Mundial e, Ministério da Educação, atuou na idealização do novo ensino médio.

 “Com o Prep Pós-Graduação queremos tornar possível o sonho de estudar fora para mais brasileiros, especialmente entre pretos, para todos e de baixa renda. Neste sentido, o curso traz soluções para superar os principais obstáculos encarados por esses jovens, que é o idioma e o alto custo. Por isso, abordamos possibilidades de bolsas e formas de praticar o inglês gastando pouco ou de forma gratuita”, destaca a diretora executiva da Fundação Estudar, Anamaíra Spaggiari. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação