CRISE NAS UNIVERSIDADES

Andifes recorre à Casa Civil da União contra cortes na educação

Presidente e vice da instituição se reuniram nesta quarta-feira (7) com o ministro Ciro Nogueira, que surgiu "uma luz no fim do túnel"

Eu Estudante
postado em 07/12/2022 20:36
O presidente da Andifes, Ricardo Marcelo Fonseca, e o vice-presidente da entidade, Evandro Soares, durante o encontro com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira -  (crédito: Andifes/Divulgação)
O presidente da Andifes, Ricardo Marcelo Fonseca, e o vice-presidente da entidade, Evandro Soares, durante o encontro com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira - (crédito: Andifes/Divulgação)

O presidente da Andifes, reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), e o vice-presidente da entidade, reitor Evandro Soares (UFMT), se reuniram nesta quarta-feira (7) com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), em busca de alternativas para a grave situação orçamentária das universidades federais após novo bloqueio de recursos realizado pelo governo federal em 1º de dezembro.

Fonseca expôs ao ministro a gravidade da situação enfrentada pelas universidades desde os cortes realizados em junho, agravados pelo último bloqueio realizado no final de novembro.

O ministro Ciro Nogueira destacou que surgiu “uma luz no fim do túnel”, com a possibilidade de obtenção de recursos após uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) na tarde desta quarta-feira (7), autorizando a abertura de crédito extraordinário ao governo para cobrir o pagamento do Benefício de Prestação Continuada, do seguro-desemprego e de despesas judiciais, entre outros gastos.

De acordo com o presidente da Andifes, o ministro destacou que ainda não há definição de quanto de crédito extraordinário será aberto e quais pagamentos serão realizados com este aporte, mas que o dirigente da pasta está sensível à situação das universidades.

“Foi mencionada pelo ministro Ciro Nogueira também a possibilidade de recursos para as universidades, ainda este ano, dentro do orçamento da chamada PEC da Transição”, afirmou Fonseca, acrescentando que “a Andifes vai se manter em permanente articulação com o governo e parlamentares com o objetivo de reverter os bloqueios de recursos que estão inviabilizando o fim de ano de toda a rede de universidades federais”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação