Alerta

Entidades assinam carta aberta pela educação e resgate da democracia

Referendado por 38 entidades, documento alerta o governo Lula sobre importância de ações voltadas à intelectualidades negras, quilombolas, LGBTQIA+, indígenas, crianças e pessoas com deficiência

Eu Estudante
postado em 25/12/2022 18:40
 (crédito: Divulgação)

Realizado entre 5 e 7 de dezembro deste ano na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), o seminário Narrativas reuniu, em sua terceira edição, professores dos ensinos superior e da educação básica, além de artistas, pesquisadores e intelectuais para debater a multiplicidade de vivências decoloniais.

A ideia central foi mostrar a importância da promoção da justiça baseada na reflexão sobre a natureza, o conhecimento e suas relações entre o sujeito e o objeto, assim como fatores diversos, como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória e o raciocínio, que fazem parte do desenvolvimento intelectual — fatores primordiais na difusão de práticas e saberes para o enfrentamento do racismo e do eurocentrismo nos campos da educação, ensino, artes, pesquisa e produção de conhecimento.

No evento foram realizadas sessões ritualísticas coletivas, conduzidas por indígenas e mestres do conhecimento tradicional e de matriz afrodescendente.

Promovido em parceria com as redes de pesquisa da UnB e outras universidades do Brasil e do exterior, o III Narrativas contou, também, com a colaboração do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade da Brasília (AAIUnB), ACoordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) e Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert).

Ao final, uma carta aberta, assinada por 38 entidades, reconhece a vitória nas urnas do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “um grito de socorro pelo resgate da democracia e pelo restabelecimento de padrões mínimos de civilidade, contra o neofascismo que propaga o ódio e o extermínio dos diferentes como projeto de poder”, e propõe o implemento de ações e políticas públicas que avancem na inclusão de grupos historicamente discriminados. Leia abaixo o documento na íntegra.

Carta do III Narrativas Interculturais Deocoloniais e Antirracistas em Educação: Práticas e Saberes para o Bem Comum e a Boa Vida

Desde o golpe parlamentar de 2016, após seis anos de retrocessos políticos, sociais, econômicos, ambientais, culturais e educacionais, o Brasil tem novamente a oportunidade de retomar o processo de construção de uma sociedade democrática, justa e equânime, nascida da luta dos povos periféricos e afroindígenas e ecoada na Constituição Cidadã de 1988.

Devemos reconhecer que a vontade popular, que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva presidente do Brasil para um terceiro mandato, representa um grito de socorro pelo resgate da democracia e pelo restabelecimento de padrões mínimos de civilidade, contra o neofascismo que propaga o ódio e o extermínio dos diferentes como projeto de poder.

O enfrentamento dessa politica de morte, que trouxe de volta a sombra da ruptura com o Estado Democrático de Direitos, a fome, a pobreza extrema e a indigência, o saque predatório de nossas florestas, montanhas e rios, o massacre dos povos tradicionais, indígenas e quilombolas, a banalização da morte e o desprezo pela vida, exigirá o engajamento de todos os setores da sociedade comprometidos com a defesa da democracia.

Dentre os enormes desafios que esse momento de inflexão histórica nos coloca, estão: a reconstrução das instituições e políticas públicas de Estado, em particular as de Educação e Ciência, ferramentas precípuas para o resgate de principios e valores básicos de civilidade e humanidade que foram solapados nos últimos anos.

O III Narrativas interculturais, decoloniais e antirracistas em educação, realizado nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2022, na Universidade de Brasília, reafirmou seu compromisso com a defesa desses princípios e valores. O evento reuniu professoras/es do ensino superior, da educação básica e em processo de formação, educadoras/es populares, mestras e mestres do conhecimento tradicional, artistas, pesquisadoras/es e intelectuais de dentro e de fora da academia, para o intercâmbio de saberes e práticas educativas em chave intercultural, decolonial e antirracista.

Assim, o Narrativas tem se consolidando como um espaço de valorização de conhecimentos contra hegemônicos — especialmente aqueles provenientes da tradição oral e das zonas periféricas do mundo —, bem como de reconhecimento e visibilização positiva dos sujeitos que os produzem, dentre os quais destacam-se intelectualidades negras, quilombolas, LGBTQIA+, indígenas, crianças e pessoas com deficiência.

Em sentido amplo, o evento busca promover justiça epistêmica e cognitiva e difundir práticas e saberes para o enfrentamento do racismo nos campos da educação, do ensino, das artes, da pesquisa e da produção do conhecimento. Considerando este momento estratégico em que se desenha o projeto de reconstrução do país, e em especial a retomada das políticas públicas em Educação, os coletivos reunidos no III Narrativas vêm a público se somar a esses esforços, identificando e propondo princípios e valores que entendemos serem inegociáveis para a retomada da democracia, dentre os quais listamos:

1) Garantir a educação pública, gratuita e democrática para todas e todos, reconhecendo-a como um bem comum, um direito fundamental e uma garantia constitucional que não pode e não deve ser negociada como mercadoria;

2) Promover políticas públicas em educação para o enfrentamento intransigente do racismo, do sexismo, da violência de gênero, da violência contra as pessoas LGBTQIA+ e toda forma de opressão e discriminação;

3) Fomentar políticas públicas em Educação Intercultural visando a valorização da diversidade cultural, étnica, linguística, epistemológica e cosmológica constitutiva da sociedade brasileira, que expressa os processos civilizatórios e projetos de futuro dos povos originários, dentre os quais estão: Andirobeiras; Apanhadores de Sempre-vivas; Caatingueiros; Caiçaras; Castanheiras; Catadores de Mangaba; Ciganos; Cipozeiros; Extrativistas; Faxinalenses; Fundo e Fecho de Pasto; Geraizeiros; Ilhéus; Indígenas; Isqueiros; Morroquianos; Pantaneiros; Pescadores Artesanais; Piaçaveiros; Pomeranos; Povos de Terreiro; Quebradeiras de Coco Babaçu; Quilombolas; Retireiros; Ribeirinhos; Seringueiros; Vazanteiros; Veredeiros;

4) Fortalecer o protagonismo das experiências comunitárias e dos movimentos sociais populares, buscando reconhecê-las como fonte de criatividade popular e inspiração para a formulação de políticas públicas, visando à promoção de equidade e justiça social;

5) Alavancar as ações afirmativas já existentes e promover outras que avancem na inclusão de grupos historicamente discriminados, tais como: cotas para mulheres em cargos políticos, e não apenas nas nominatas dos partidos; cotas para pessoas trans em instituições de ensino e no mercado de trabalho, incluindo estratégias como investimentos ou redução de impostos para empresas que comprovem empregar pessoas trans; seleção/concurso de professoras/es com ações afirmativas para pessoas trans e mulheres, especialmente nas Ciências Exatas; promover a permanência de crianças e adolescentes trans nas escolas;

6) Assegurar aos Povos e Comunidades Tradicionais: o direito à diferença, à autonomia e autodeterminação, à educação escolar e à saúde etnicamente pertinentes; o exercício democrático e pleno da cidadania, com participação isonômica na vida política da sociedade brasileira e na produção e usufruto dos bens culturais e materiais coletivamente elaborados; políticas públicas que afastem de forma definitiva a ameaça da tese do marco temporal, garantindo a proteção e a manutenção de seus territórios ancestrais, essenciais à produção da existência material e à continuidade dos seus saberes próprios, línguas, culturas, cosmovisões e modos de vida.

Entendemos que esses valores e princípios são civilizatórios e, portanto, inegociáveis. Reconhecemos que o momento atual de reconstrução do país e da democracia exige negociação e diálogo com todos os setores da sociedade brasileira. Contudo, é necessário também reconhecer que foi justamente o ataque sistemático a esses horizontes civilizatórios que empurrou o país para um estado de indigência ética, social e moral, bem como de isolamento internacional. Logo, a observância desses princípios e valores é condição sine qua non para a reconstrução do país e restabelecimento do Estado democrático de direitos. É o que desejam, reivindicam e exigem os coletivos reunidos no III Narrativas Interculturais, Decoloniais e Antirracistas em Educação, abaixo subscritos.

Por fim, solicitamos uma manifestação de acolhimento desta carta e dos princípios e valores nela reafirmados por parte do novo governo. Ademais, sinalizamos nossa intenção de realizar um balanço dessas reivindicações durante o IV Narrativas, que acontecerá na Universidade de Brasília, em dezembro de 2024.

Estaremos atentas/os, vigilantes e participando ativamente do processo de reconstrução do país.

1. Grupo de Pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades (Gpdes/UnB)
2. Grupo de Pesquisa Imagem em Cena (IDA/UnB)
3. Grupo de Pesquisa Afeto (IDA/UnB)
4. Grupo de Pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa (Gecria/UnB)