Habilidades clínicas

Inep divulga resultado preliminar da 2ª etapa do Revalida 2022/2

Recurso pode ser solicitado até 6 de fevereiro, somente pela plataforma, onde está detalhado o resultado preliminar

Eu Estudante
postado em 01/02/2023 19:16
. -  (crédito: Foto ilustrativa)
. - (crédito: Foto ilustrativa)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (1/2), o resultado preliminar da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2.

O participante pode conferir seu desempenho na prova de habilidades clínicas pelo Sistema Revalida. Aquele que tiver em situação de reprovado e desejar interpor recurso ao resultado preliminar pode solicitá-lo no período de 1 a 6 de fevereiro, pela plataforma.

Os recursos ao resultado preliminar da segunda etapa do Revalida 2022/2 deverão conter somente questionamentos relacionados às pontuações atribuídas a cada quesito avaliado, em conformidade com as versões finais do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), espécie de gabarito do exame. O documento com a avaliação do conjunto de procedimentos realizados pelos participantes também já está disponível para consulta.

O espelho detalhado do resultado preliminar e as filmagens estarão disponíveis no sistema do exame para visualização do participante somente no período de interposição de recursos ao resultado preliminar da prova de habilidades clínicas. O material visa, exclusivamente, à interposição de recursos, sendo proibido o seu download e a sua divulgação para outros fins, conforme definido em edital de prova.

Apenas os participantes em situação de reprovado, com base no resultado preliminar da segunda etapa, poderão interpor recursos. Os resultados finais do exame serão divulgados em 9 de março, por meio do Sistema Revalida.

Estrutura da prova

A segunda etapa do exame foi aplicada em 3 e 4 de dezembro de 2022. A estrutura da prova de habilidades clínicas contou com um conjunto de dez estações, nas quais os participantes realizaram tarefas específicas das cinco grandes áreas de exercício profissional (clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia).

O exame apresentou situações-problema e estudos de casos, que consistiram na investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras ações.

Revalida

O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, composta por prova objetiva e discursiva.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação